Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Concepção e montagem de exposições é tema de palestra realizada pela Secretaria de Estado da Cultura em Santos

Publicado dia 22/06/2012 por Acam Portinari

Atividade será no dia 28 de junho no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura; a adesão é gratuita

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), da Secretaria de Estado da Cultura, realizará a palestra “Concepção e Montagem de Exposições” no dia 28 de junho, no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura, em Santos. A atividade gratuita tem a parceria do Museu do Futebol, de São Paulo, e da Prefeitura. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (13) 3269-8090 ou email museudevaney@santos.sp.gov.br.
A ação, ministrada por Daniela Alfonsi, é baseada nas experiências do Museu do Futebol e percorrerá os principais procedimentos para se criar e montar uma exposição, desde as diferenças entre os tipos de mostra – longa duração, temporárias e itinerantes – aos principais colaboradores, entre eles curadores, pesquisadores, equipes para expografia, comunicação visual, iluminação. O objetivo é oferecer a um público leigo as possibilidades de se criar uma exposição e os passos para executá-la.
Daniela Alfonsi é coordenadora de documentação, pesquisa e exposições no Museu do Futebol desde 2008 e participou da montagem das mostras temporárias e itinerantes da instituição.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.cultura.sp.gov.br.

Museu do Futebol
O Museu do Futebol é um equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura. Fotos, vídeos, áudios e interatividades compõem a fórmula que encanta os visitantes e que deixou admirado o presidente da FIFA, Joseph Blatter, que declarou: “Estou muito impressionado com este Museu do Futebol. Porque não é um museu, é vivo!”. Desde a sua inauguração, o museu já atraiu mais de 550 mil pessoas e a imprensa do mundo todo, da revista Veja ao jornal norte-americano The New York Times, o francês Le Monde e o inglês The Guardian.

Serviço:
Palestra “Concepção e Montagem de Exposições”
Data: 28/6/2012 (quinta-feira)
Horário: 14h30
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Esportes de Santos (Semes) (praça Engenheiro José Rebouças, s/nº
Inscrições: (13) 3269-8090 ou museudevaney@santos.sp.gov.br
Vagas: 30 pessoas

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais