Ir para o conteúdo

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Publicado dia 02/12/2021 por Acam Portinari

Com a publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 13 de novembro, o Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM) passará a ter uma representação a mais com a inclusão de um representante indicado pelo Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Para oficializar a inclusão da representação do ICOM Brasil no COSISEM, o governador João Dória alterou, por  meio do decreto nº 66.216, de 12 de novembro de 2021, o de nº 57.035, de 2 de junho de 2011, que dispõe sobre a organização do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.

“O ICOM Brasil, como rede de profissionais de museus, tem atuado em diálogo com diferentes instâncias governamentais e da sociedade civil, de forma ativa e participativa, para a construção de um setor museal cada vez mais fortalecido. Nesse sentido, é uma grande honra participarmos do Conselho de Orientação do SISEM-SP”, diz Renata Motta, Presidente do ICOM Brasil.

COSISEM

A constituição do COSISEM é um marco no processo de consolidação institucional do SISEM-SP. Previsto desde a criação do sistema, em 1986, o Conselho só foi efetivamente instituído em 2012, sendo composto, até o prazo anterior ao novo decreto, por sete membros, sendo até então três representantes da Secretaria, um representante das universidades paulistas, um representante do curso técnico de museologia e dois representantes da sociedade civil, eleitos pelos profissionais do setor.

Com a realização de reuniões bimestrais, o COSISEM atua como principal instância consultiva do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, efetivando uma discussão participativa sobre as premissas e diretrizes da política cultural para o setor museológico paulista, em especial, sobre o Cadastro Estadual de Museus.

“Ficamos muito satisfeitos com a nova resolução dada a representatividade do ICOM Brasil junto ao setor museológico. O próximo passo agora será propormos uma Resolução da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado para disciplinar e regulamentar a composição e a forma de indicação dos membros do COSISEM”, comenta Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).

Atualmente, o Conselho de Orientação do SISEM-SP é composto por Paula Ferreira (Coordenadora da UPPM e Presidente do COSISEM), Davidson Panis Kaseker (Diretor do GTC/SISEM-SP), Mirian Midori Peres Yagui (Diretora do GPPM), Cecília Machado (Representante do corpo docente do Curso Técnico em Museologia do CEETEPS), Sylvia Helena Furegatti (Representante do ensino superior na área de Museologia/UNICAMP), Nilo Mattos de Almeida (Representante eleito no EPM) e Maria de Lourdes Marszolek Bueno (Representante eleita no EPM).

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais