Ir para o conteúdo

Cravinhos recebe oficina gratuita ‘Sistemas Educativos em Museus’

Publicado dia 27/08/2012 por Acam Portinari

Nos dias 4 e 5 de setembro, a atividade abordará conceitos de ações educativas em exposições de longa duração, temporárias e itinerantes, entre outros temas; a adesão é gratuita

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus, em parceria com a ACAM Portinari e a prefeitura, realiza em Cravinhos a oficina “Sistemas Educativos em Museus”. A atividade acontece nos dias 4 e 5 de setembro (terça e quarta-feira), das 9h às 17h, no Memorial da Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravinhos. A participação é gratuita.

O curso, que será ministrado pelo professor Laerte Machado, abordará os conceitos de ações educativas em exposições de longa duração, temporárias e itinerantes, além de ampliar a discussão em torno da mediação para diferentes públicos e estratégias para diversificar o perfil de visitantes. Durante a atividade, os participantes terão conhecimento do processo de desenvolvimento de materiais educativos, importantes na relação museu e escola.

Ao todo, foram disponibilizadas 30 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mailfernanda@cravinhos.sp.gov.br. O Memorial da Casa Libaneza está localizado na Rua XV de Novembro, nº 259 – Centro.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.cultura.sp.gov.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu de Esculturas Felícia Leirner (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes inicia tivas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:

Oficina “Sistemas Educativos em Museus”
Data: 4 e 5/9/2012
Local: Memorial da Casa Libaneza (Rua XV de Novembro, nº 259, Centro – Cravinhos/SP)
Horário: das 9h às 17h (com 1 hora de almoço)
Inscrições: pelo e-mail fernanda@cravinhos.sp.gov.br
Vagas: 30

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:

Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais