Ir para o conteúdo

Curso a distância promovido pelo SISEM-SP e ACAM Portinari recebe mais de 300 inscrições

Publicado dia 21/10/2014 por Acam Portinari

Em 2014, o curso a distância “Introdução ao Trabalho em Museus” teve grande procura. Foram 315 inscrições para o preenchimento de 110 vagas. Destinada aos profissionais de museus, a atividade é realizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari).

Concretizado a partir da importante parceria da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Conselho Internacional de Museus (Icom), que concedeu a licença para utilização do manual prático, o programa tem carga horária de 120 horas, distribuídas ao longo de dez semanas, com coordenação das museólogas Elisabeth Zolcsack e Marilúcia Botallo.

O diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker, destaca que dentre as 315 inscrições 229 vieram de profissionais de todas as regiões do Estado de São Paulo e 86 de outros Estados (do Amazonas ao Rio Grande do Sul, de Roraima a Pernambuco) e até mesmo de outro país (Portugal). “É um indício de que há uma grande demanda represada no que diz respeito à capacitação e qualificação dos profissionais que atuam nos museus”, afirma Kaseker.

O curso livre utiliza a plataforma virtual de uma das dez melhores universidades do Estado São Paulo na avaliação do MEC, a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). O objetivo é auxiliar e qualificar os profissionais e dirigentes de instituições museológicas nas diversas frentes de trabalho desenvolvidas nos museus, para ampliar os diálogos, o uso de termos comuns e a atuação colaborativa. Totalmente gratuitas, as aulas do curso tiveram início em 29 de setembro.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

 

 

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais