Ir para o conteúdo

CURSO “DIREITOS HUMANOS E SOLIDARIEDADE”

Publicado dia 30/08/2017 por Acam Portinari

Com o objetivo de preparar os museus paulistas para a ação “Sonhar o Mundo”, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo promove, por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e do Memorial da Resistência de São Paulo, o curso “Direitos Humanos e Solidariedade”. A ação será no prédio do Memorial da Resistência, dia 31 de agosto, das 10h00 às 16h30, com transmissão ao vivo por meio da página do facebook do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br).

Aos que acompanharão o curso presencialmente do Memorial da Resistência, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de agosto.

A campanha “Sonhar o Mundo” deste ano, cujo tema é “Solidariedade derrubando muros”, será realizada de 4 a 10 de dezembro, em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). Criada em 2015, a iniciativa visa unir os museus paulistas em torno de assuntos relacionados aos Direitos Humanos e Solidariedade. A ideia é que as instituições mobilizem o público nas redes sociais, coloquem em prática ações e debatam o tema, por meio de palestras, bate-papos, exposições, filmes etc… – utilizando-se inclusive de seus próprios acervos.

O curso

“Direitos Humanos e Solidariedade” será ministrado por Oswaldo dos Santos Jr., pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH) e assessor do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo. Participam também as equipes dos seis museus paulistas diretamente ligados ao tema e que são articuladores da ação Sonhar o Mundo: Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Afro Brasil, Museu da Imigração, Memorial da Inclusão e Memorial da Resistência.

“Este curso é a primeira ação dentro da Campanha Sonhar o Mundo, e visa orientar os museus paulistas sobre como inserirem no cotidiano de suas ações a questão dos Direitos Humanos. Os museus como espaços de memória, devem estar sempre abertos ao diálogo e reflexão, constituindo-se como instrumentos de transformação social”, argumentou o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

SERVIÇO

Direitos Humanos e Solidariedade
Local: Memorial da Resistência de São Paulo (Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia – São Paulo)
Transmissão ao vivo via página do Facebook do SISEM
Dia: 31 de agosto
– 10h00 às 12h00: “Palestra – Direitos Humanos e Solidariedade”
Palestrante: Oswaldo dos Santos Jr.
– 13h30 às 16h30: “Como atuar com o tema Direitos Humanos e Solidariedade em suas ações educativas e culturais”
Palestrantes: Equipes do Memorial da Resistência, Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Afro Brasil, Museu da Imigração e Memorial da Inclusão.
Inscrições para participação presencial: 10 a 30 de agosto, no site do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br)
Informações: (11) 3339-8111

Fonte: SISEM-SP / SEC

Posts Relacionados

Site da ACAM Portinari conquista Selo de Acessibilidade Digital

Veja Mais

Museus da ACAM avançam na acessibilidade digital

Veja Mais

ACAM Portinari recebe Selo de Acessibilidade Digital para o site do SISEM-SP

Veja Mais