Ir para o conteúdo

CURSO “DIREITOS HUMANOS E SOLIDARIEDADE” ESTÁ ON-LINE!

Publicado dia 05/10/2017 por Acam Portinari

Iniciativa serve como preparação para a campanha “Sonhar o Mundo”, que ocorre em dezembro

 

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), órgão da Secretaria da Cultura do Estado, acaba de disponibilizar o curso “Direitos Humanos e Solidariedade” na internet. A iniciativa visa orientar os museus paulistas sobre como inserir no cotidiano de suas ações a questão dos Direitos Humanos. Esta é a primeira ação dentro da Campanha Sonhar o Mundo, que, de 4 a 10 de dezembro, mobilizará museus de todo Estado com ações em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

Na internet, o curso “Direitos Humanos e Solidariedade” foi dividido em duas partes. A primeira conta com a apresentação de Oswaldo dos Santos Jr., pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH) e assessor do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo. O acesso está disponível no link: https://youtu.be/s4Q-ksTlRuU

A segunda parte traz a apresentação “Como atuar com o tema ‘Direitos Humanos e Solidariedade’ em suas ações educativas e culturais”, com participação das equipes do Memorial da Resistência, Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Afro Brasil, Museu da Imigração e Memorial da Inclusão. Para conferir, clique no link: https://youtu.be/E-kDFs0Qzio

Além do curso presencial, realizado no dia 31 de agosto na Estação Pinacoteca, o evento foi transmitido ao vivo pela página do facebook do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br). Houve também uma grande mobilização para que o curso fosse transmitido em 12 polos regionais do SISEM-SP espalhados em todo interior e litoral paulista – o que facilitou o acesso a grupos distantes da capital, ramificando ainda mais o debate.

“Uma das políticas do SISEM-SP é facilitar o acesso à informação de qualidade, por meio de cursos, parcerias, transmissões à distância – e também disponibilizando material on-line. Assim, ampliamos e estendemos nossas ações para todo Estado, à distância de um clique”, argumenta o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Fonte: SISEM-SP / SEC

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais