Ir para o conteúdo

CURSO “DIREITOS HUMANOS E SOLIDARIEDADE”

Publicado dia 30/08/2017 por Acam Portinari

Com o objetivo de preparar os museus paulistas para a ação “Sonhar o Mundo”, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo promove, por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e do Memorial da Resistência de São Paulo, o curso “Direitos Humanos e Solidariedade”. A ação será no prédio do Memorial da Resistência, dia 31 de agosto, das 10h00 às 16h30, com transmissão ao vivo por meio da página do facebook do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br).

Aos que acompanharão o curso presencialmente do Memorial da Resistência, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de agosto.

A campanha “Sonhar o Mundo” deste ano, cujo tema é “Solidariedade derrubando muros”, será realizada de 4 a 10 de dezembro, em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). Criada em 2015, a iniciativa visa unir os museus paulistas em torno de assuntos relacionados aos Direitos Humanos e Solidariedade. A ideia é que as instituições mobilizem o público nas redes sociais, coloquem em prática ações e debatam o tema, por meio de palestras, bate-papos, exposições, filmes etc… – utilizando-se inclusive de seus próprios acervos.

O curso

“Direitos Humanos e Solidariedade” será ministrado por Oswaldo dos Santos Jr., pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH) e assessor do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo. Participam também as equipes dos seis museus paulistas diretamente ligados ao tema e que são articuladores da ação Sonhar o Mundo: Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Afro Brasil, Museu da Imigração, Memorial da Inclusão e Memorial da Resistência.

“Este curso é a primeira ação dentro da Campanha Sonhar o Mundo, e visa orientar os museus paulistas sobre como inserirem no cotidiano de suas ações a questão dos Direitos Humanos. Os museus como espaços de memória, devem estar sempre abertos ao diálogo e reflexão, constituindo-se como instrumentos de transformação social”, argumentou o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

SERVIÇO

Direitos Humanos e Solidariedade
Local: Memorial da Resistência de São Paulo (Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia – São Paulo)
Transmissão ao vivo via página do Facebook do SISEM
Dia: 31 de agosto
– 10h00 às 12h00: “Palestra – Direitos Humanos e Solidariedade”
Palestrante: Oswaldo dos Santos Jr.
– 13h30 às 16h30: “Como atuar com o tema Direitos Humanos e Solidariedade em suas ações educativas e culturais”
Palestrantes: Equipes do Memorial da Resistência, Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Afro Brasil, Museu da Imigração e Memorial da Inclusão.
Inscrições para participação presencial: 10 a 30 de agosto, no site do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br)
Informações: (11) 3339-8111

Fonte: SISEM-SP / SEC

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais