Ir para o conteúdo

Diálogos Impertinentes discute o “privilégio heterossexual” no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

Publicado dia 11/04/2018 por Acam Portinari

Encontro acontece em 22 de abril (domingo), a partir das 10h30, com a participação do público, especialistas e mediação do jornalista Gustavo Prudente

Promover mudanças culturais positivas, por meio do diálogo, é a principal busca do projeto Diálogos Impertinentes realizado no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), – instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo geridas pela ACAM Portinari. A iniciativa, proposta pelo jornalista Gustavo Prudente, é a de tratar assuntos polêmicos e inquietantes com a ajuda de pessoas ligadas aos movimentos sociais sobre o tema, elucidando possíveis pontos de ruídos. Na edição de abril, no dia 22 (domingo), às 10h30, serão discutidos os privilégios das pessoas  heterossexuais e como eles afetam toda a sociedade.

Os convidados desta edição são Marta Vasu, formada em teologia e filosofia Védica, militante trans não binário e sócia-fundadora da Agroindústria Ananda Kiirtana Produtos Agroecológicos, Ricardo Artur Arroio, sócio-fundador da Sustenta Mundo e fundador do Circulo Virtual de Acolhimento LGBT+, e Graziela Lopes, bióloga, pedagoga e mestre em Epistemologia e Didática das Ciências e diretora de uma escola (educação infantil e fundamental).

O encontro presencial, sediado nas instituições de Campos do Jordão, será gravado e disponibilizado de forma virtual em canais de comunicação para que mais pessoas possam ser alcançadas. A conversa será aberta em forma de aquário, ou seja, em uma pequena roda em que, além dos facilitadores, haverá cadeiras vazias onde o público possa alternadamente sentar ou acompanhar em volta.

O Diálogos Impertinentes acontece ao longo do primeiro semestre de 2018, sempre com a proposta de  refletir sobre pontos sensíveis da cultura brasileira e mundial atual, e questionando o processo de naturalização de dinâmicas negativas, chamado de “normose” pelo antropólogo e psicólogo Roberto Crema.

De acordo com Gustavo Prudente “ao serem normalizadas, essas dinâmicas se tornam pressupostos invisíveis da cultura. Mesmo gerando sofrimento, são protegidas pelo silêncio social ou pela completa invisibilidade – ou seja, passamos a não mais enxergá-las ou percebê-las conscientemente. Entretanto, como toda doença, a ‘normose’ demonstra seus sintomas na marginalização de grupos e de comportamentos humanos, gerando insatisfação passiva (impotência) ou ativa (rebeldia). Uma maneira de combate é o diálogo.”

Parceria

O foco do trabalho do jornalista Gustavo Prudente é contribuir para o desenvolvimento de líderes e culturas sustentáveis, além de fomentar redes globais de lideranças de diversos setores da sociedade, que tomam decisões  e impactam positivamente a todos. Para isso, realiza pesquisas, escreve, é Coach de Lideranças e Consultor Organizacional pela Sustenta Mundo – Culturas & Relações Sustentáveis, da qual é sócio-fundador.  

O endereço do Museu e Auditório é Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 – Campos do Jordão. No domingo a entrada é gratuita. Nos outros dias o valor do ingresso é R$10,00, a meia R$5,00 (estudante e idoso). Conheça a política de gratuidade em www.museufelicialeirner.org.br/expediente-e-ingresso.

Serviço:

Diálogos Impertinentes – Privilégio Heterossexual

Data: 22/04/2018 (domingo)

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880, Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)

Horário: às 10h30

Informações: (12) 3662-6000

Entrada: gratuita

#SejaSolidário – os visitantes poderão contribuir com a doação de brinquedos, que serão destinados a instituições de caridade do município

 

Atendimento à imprensa:
Pixxis – (11) 2626.0286 (16) 3941.1010
www.pixxis.com.br
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andrerezende@pixxis.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
juliana@pixxis.com.br
Felipe Teruel – (16) 9.8136.8163
felipeteruel@pixxis.com.br

Secretaria da Cultura do Estado:
Gisele Turteltaub – (11) 3339-8162 – gisele@sp.gov.br
Damaris Rota – (11) 3339-8308 – drota@sp.gov.br
Gabriela Carvalho – (11) 3339-8070 – gabrielacarvalho@sp.gov.br
Marina Teles – (11) 3339-8164 – marina.teles@fsb.com.br
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais