Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Diretor do SISEM-SP participa das ‘Jornadas Abertas do Patrimônio Cultural’ em Paranapiacaba (SP)

Publicado dia 06/04/2015 por Acam Portinari

Em 7/4, Davidson Kaseker ministrará um workshop no evento realizado pela Casa da Memória, no Teatro Lira

Neste mês, o diretor do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Davidson Kaseker será um dos professores convidados das “Jornadas Abertas do Patrimônio Cultural”, realizadas pela Casa da Memória, em Paranapiacaba (SP). Na terça-feira (7/4), a partir das 10h, Kaseker ministrará o workshopMuseu, Território, Desenvolvimento. Diretrizes do Processo de Musealização na Gestão do Patrimônio Cultural”. O evento, primeiro de uma série de workshops, é aberto ao público.

Durante a palestra, será promovida uma reflexão e debate sobre as diretrizes para o processo de musealização na gestão cultural, a partir de uma visão integradora dos conceitos de museu, território e desenvolvimento. Os desafios na construção da memória social, a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, a gestão compartilhada e o princípio da participação. O direito à cidadania, ao território, ao patrimônio, à memória, ao desenvolvimento local e o respeito ao princípio da sustentabilidade.

“No Brasil de hoje, segmentos sociais marginalizados, alguns deles praticamente ‘invisíveis’, estão reinventando o conceito de (eco) museu. São concebidos como reação à desterritorialização. Surgem nas favelas e nos bairros periféricos das regiões metropolitanas, no interior do país e em aldeias indígenas. Estão atrelados às lutas pela cidadania, pela terra, pelo direito de minorias, pelo reconhecimento das culturas marginalizadas, pelo direito à memória”, explica Kaseker.

O bate-papo terá a mediação e intervenção de Lilian Amaral, professora, doutora, pesquisadora do Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia (Giip) e diretora do projeto Museu Aberto BR: Museus e Cidades em transformação.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

 

Imagens relacionadas

O diretor do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), Davidson Kaseker
Divulgação
baixar em alta resolução

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais