Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Edição em português do livro ‘Conceitos-chave de Museologia’ será lançado no dia 27 de fevereiro

Publicado dia 20/02/2014 por Acam Portinari

Publicação do Icom ganhará versão nacional por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, o SISEM-SP, a Pinacoteca do Estado e Comitê Brasileiro do ICOM

A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio da UPPM – Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Conselho Internacional de Museus (ICOM) e a Pinacoteca do Estado, promove, no dia 27 de fevereiro (quinta-feira), às 19h, o lançamento da versão nacional do livro “Conceitos-chave de Museologia”. Originalmente editado em francês, o material traz alguns dos mais importantes conceitos da área museológica.

Para Renata Motta, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), “a publicação colaborará para o compartilhamento e a comunicação de conhecimento sobre a teroria museológica para a comunidade museal brasileira”, explica.

A obra em português é composta por 21 verbetes, como arquitetura, exposições, museus, mediação, objetos e patrimônio. Os recortes são apresentados em uma leitura histórica e definidos a partir de diversas referências existentes. Na tradução, foram incluídas notas técnicas dos tradutores, Bruno Brulon e Marília Xavier Cury, membros do Comitê Internacional de Museologia do Icom (Icofom).

Segundo Adriana Mortara, vice-presidente do Icom Brasil, o Conselho estimula os membros de diferentes países a traduzirem o material, buscando difundi-lo para o maior número de interessados. “A versão em português representa mais uma contribuição para a área da museologia, que só foi possível por meio de uma parceria como essa”, explica.

Após o lançamento oficial, Bruno Brulon e Marília Xavier Cury irão ministrar a palestra “Metamuseologia: a terminologia em debate” no auditório da Pinacoteca.

As versões em francês, espanhol e inglês encontram-se disponíveis para download no site http://icom.museum/resources/publications-database. Logo após o lançamento oficial, o público também poderá ter acesso à edição em português no site do SISEM-SP: www.sisemsp.org.br .

A Pinacoteca do Estado está localizada na Praça da Luz, nº 2, próximo a Estação Luz do Metrô. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3324-1000 ou nos sites www.pinacoteca.org.br / www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Inaugurada em 1905, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da capital e considerada um dos mais importantes do país. Em pouco mais de um século de atividade, evoluiu de uma única e imutável exposição composta por 26 pinturas, abrigadas em uma única sala, para um acervo com mais de 8 mil obras, nas mais diversas técnicas e de diferentes autores. Para saber mais acesse www.pinacoteca.org.br

Serviço:
Lançamento de “Conceitos-chave de Museolgia”
Data: 27/2/2014
Horário: a partir das 19h
Local: Pinacoteca do Estado (Praça da Luz, 2, próximo a Estação Luz do Metrô – São Paulo/SP)
Informações: (11) 3324-1000; www.pinacoteca.org.br / www.sisemsp.org.br
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 2627-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais