• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

EDITAL PARA EXPOSIÇÕES ITINERANTES DA ACAM PORTINARI E SISEM-SP TEM 43 PROJETOS INSCRITOS

Propostas selecionadas serão consideradas para o biênio de 2020-2021

A edição 2019 do Edital para exposições itinerantes da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, teve 43 projetos inscritos, um aumento de 54% em relação ao concurso realizado em 2018.

Com inscrições finalizadas em 03 de fevereiro, as propostas enviadas estão em fase de análise pela Comissão de Habilitação, que verificará se os proponentes cumprem as especificações solicitadas, e, em seguida, também passarão pela Comissão de Avaliação, composta pelo Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, ACAM Portinari e pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM).

A macrorregião com maior número de inscritos foi a Vale do Paraíba, Litoral Norte e Baixada Santista, com 20 projetos, seguida pela RM de São Paulo e Sudoeste Paulista (08), Noroeste Paulista (6), Nordeste Paulista (4), RM Campinas (3) e Oeste Paulista (2). Cada uma das mostras selecionadas deverá percorrer no mínimo dois municípios das macrorregiões contempladas pelo Edital. As propostas comporão um banco de projetos com validade de dois anos a serem contratados discricionariamente pela ACAM Portinari, conforme disponibilidades orçamentárias.

“Ficamos muito satisfeitos com o aumento de projetos inscritos, pois essa ação fomenta o nosso trabalho de democratizar a cultura, de valorizar e divulgar o trabalho de artistas e produtores culturais, além de diversificar, qualificar e ampliar o repertório cultural das instituições que receberão as exposições”, comenta Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC SISEM-SP).

A temática Artes teve a maioria de inscrições, com 18 propostas, seguida por História Local e Regional (9), Ciência e Tecnologia (4), Acessibilidade (3), Cultura LGBT (3), Culturas Tradicionais (2), Cultura Quilombola (1), Direitos Humanos (2) e Cultura Indígena (1). Os dois últimos temas são novidade no concurso desse ano.

Os projetos de exposições itinerantes selecionados serão divulgados na primeira quinzena de abril de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*