• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

ELEIÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES REGIONAIS DO SISEM-SP SERÃO REALIZADAS DE MANEIRA VIRTUAL

Cadastramento de eleitores já começou e vai até o dia 27 de abril

Pela primeira vez, as eleições para o mandato 2020-2022 das Representações Regionais do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, serão realizadas virtualmente.

Essa mudança atende a uma demanda dos representantes para ampliar a adesão de instituições e gestores culturais ao pleito, que era realizado presencialmente em reuniões regionais durante a programação oficial do Encontro Paulista de Museus. Uma estrutura totalmente virtual foi montada para o cadastramento de eleitores, chapas e para o registro dos votos, no intuito de garantir ao máximo a participação de museus e instâncias administrativas da cultura no Estado de São Paulo. “Estamos confiantes de que esse novo formato de eleições possibilitará uma maior participação na escolha dos representantes regionais, que têm um importante papel dentro do Sistema. O principal objetivo da Representação Regional é nos informar sobre as demandas das instituições museais locais, além de transmitir a elas as nossas orientações e novidades. É importante que cada Representação Regional tenha boa representatividade junto aos profissionais locais”, comenta Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP.

O novo Regimento Eleitoral e o Edital de Convocação das Eleições no Mandato 2020-2022 estão disponíveis, para acessá-los, clique aqui.

Estão aptos a votar um gestor ou dirigente cultural por município e um representante de cada instituição museológica cadastrada no SISEM-SP. São consideradas instituições cadastradas todas aquelas que foram deferidas ou consideradas “em processo de estruturação museológica” no sistema do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), com prazo de validade vigente.  Para saber a qual Representação Regional o município em que atua faz parte, clique aqui e faça uma busca detalhada. Caso haja mais de um registro de eleitor por instituição museológica ou instância cultural, será validada a inscrição que contar com carta de anuência do superior imediato.

O cadastramento de eleitores se dará por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site do SISEM-SP, no link https://forms.gle/cVskoZdhqdZeHwuE6 até 27 de abril.

Chapas

Para concorrerem às Representações Regionais, os candidatos interessados deverão realizar previamente o cadastramento de suas chapas no período de 27 de abril a 27 de maio. O registro de chapas será realizado por formulário eletrônico que será disponibilizado no site do SISEM-SP.

Os candidatos devem ser maiores de 18 anos, moradores de uma das cidades da respectiva Representação Regional de interesse e atuar direta ou indiretamente na área museológica, seja como integrante de quadro pessoal de museu ou como agente cultural. Durante a inscrição, cada candidato deve apresentar carta de anuência da instituição à qual está vinculado direta ou indiretamente. Cabem às chapas apresentar breve depoimento explicitando a sua proposta de atuação para a Representação Regional e uma súmula curricular de seus integrantes.

Votação

A eleição dos Representantes Regionais do mandato 2020-2022 acontecerá entre o período de 8 a 19 de junho e será realizada por meio de formulário encaminhado aos e-mails dos eleitores validamente cadastrados. Cada RR terá um formulário de votação específico, cujo link será enviado somente aos eleitores cadastrados.

Em caso de dúvidas, entre em contato com sua Representação Regional ou pelos canais de comunicação do SISEM-SP na internet (www.sisemsp.org.br), e-mail (sisem@sp.gov.br) ou telefone (11 3339-8111).

Fonte: SISEM-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*