Ir para o conteúdo

EPMI SUDOESTE CONTARÁ COM VISITA TÉCNICA AO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE SOROCABA

Publicado dia 14/10/2019 por Acam Portinari

Evento do SISEM-SP e ACAM Portinari ocorre dias 30 e 31 de outubro, no SESC Sorocaba

O Encontro Paulista de Museus itinerante Sudoeste (EPMi Sudoeste), que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, no Sesc, contará com uma atividade extra: a visita técnica ao Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).

Gratuita, a visita acontecerá no dia 31, das 10h30 às 12h30 e será feita da seguinte forma: primeiro o grupo fará uma visita à área em reforma do segundo galpão, que está sendo requalificado com verbas do Fundo de Interesses Difusos (FID), da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania. Posteriormente, o grupo visitará a reserva técnica, onde serão apresentados a coleção e o mobiliário e equipamentos para o acervo adquiridos por meio de editais ProAC. Por fim, será apresentado o modelo de gestão do MACS, em formato de bate-papo, ocasião em que os participantes poderão fazer perguntas e trocar informações.

O transporte até o MACS será de responsabilidade do participante. O atestado de participação nesta atividade será emitido pelo próprio Museu. Serão disponibilizadas 20 vagas para a visita e os interessados em participar podem se inscrever pelo site do SISEM-SP, por meio da Plataforma ADA, no link https://cem.sisemsp.org.br/. A mesma plataforma de inscrição para o EPMi Sudoeste e suas oficinas. Mais informações sobre a visita técnica podem ser obtidas pelo telefone (15) 3233-1692.

EPMi Sudoeste

O EPMi Sudoeste é um evento do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e ACAM Portinari. As inscrições para o encontro e suas oficinas gratuitas estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até as 17h do dia 25 de outubro.

A inscrição no EPMi Sudoeste não garante vaga automática nas oficinas do dia 31 de outubro. Os interessados em participar dessas atividades deverão se inscrever separadamente e escolher apenas uma das oficinas oferecidas.  O preenchimento das 30 vagas disponíveis em cada atividade será feito por ordem de inscrição. Após o encerramento do prazo de inscrições, o SISEM-SP enviará um e-mail ao usuário confirmando sua inscrição.

Vagas extras serão disponibilizadas como lista de espera. Caso haja desistências ou vagas remanescentes, os participantes em lista de espera poderão preenchê-las durante o credenciamento do segundo dia de atividades, desde que estejam inscritos no evento principal e tenham formalizado o credenciamento no dia anterior. Caso um participante se inscreva em duas ou mais oficinas, ele será remanejado aleatoriamente para um dos temas escolhidos, sem possibilidade de troca durante as atividades.

Programação

Conferências, painéis e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do evento.

A agenda de debates e troca de experiências tem início com a conferência proferida pela coordenadora do Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e membro da diretoria do Conselho Internacional de Museus no Brasil (ICOM), Marília Bonas.

Em seguida, serão apresentados dois painéis. O primeiro, “Infraestrutura e segurança”, terá mediação de Carlos Alberto Pereira Júnior (Representante Regional do SISEM-SP para o Vale do Ribeira) e participação de Raquel Fayad (Fundação Marcos Amaro e o processo de ocupação de imóvel histórico); Cláudia Bassetto (Fórum das Artes de Botucatu e o processo de instalação de duas unidades museológicas no imóvel) e Milena Cattini (implantação de espaço da reserva técnica no Museu Municipal Victor Sadowski de Cananeia).

O painel “Gestão e governança”, com mediação de Rafael José Barbi (Representante Regional do SISEM-SP para Sorocaba) contará com os participantes Lucas Gonzaga, coordenador técnico do Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” em suas mudanças administrativas); Ana Paula Sbrissa (gestão interdisciplinar do Museu da Energia de Itu) e Berenice Pereira Balsalobre (reestruturação da expografia do Museu de Mineralogia Aitiara a partir de editais ProAC).

Oficinas

O segundo e último dia do EPMi Oeste é dedicado a três oficinas gratuitas, todas das 9h30 às 17h. Veja quais serão as oficinas:

“Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasis (Fundação Energia e Saneamento), busca apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreendendo os diferentes tipos de ações que são realizadas e o planejamento necessário para que ocorram de forma correta e segura.

A oficina CEM-SP: gestão de segurança de acervo, com Bárbara Rodrigues Paulote e Ana Carolina Xavier Ávila, ambas da equipe ACAM Portinari, apresentará o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, tendo como ênfase os itens que dizem respeito, diretamente, à segurança dos acervos.

O consultor André Fonseca comandará a atividade “O design de experiência como estratégia de aproximação dos públicos”, criada a partir de um cenário em que a era digital vem alterando significativamente os modos de desenvolvimento de uma ação cultural e os comportamentos e hábitos dos públicos, cada vez menos espectadores e mais cocriadores. Dentro desse cenário, a questão da “experiência” torna-se fundamental para se pensar a comunicação e as relações com o público.

EPMi

O EPMi percorre, ao longo do ano, seis macrorregiões paulistas para debater assuntos relacionados a infraestrutura, segurança, gestão e governança de museus – todos temas fundamentais para os museus interessados em se qualificarem por meio do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Sudoeste (EPMi Sudoeste)

Quando: 30 e 31 de outubro

Onde: SESC Sorocaba

Endereço: Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP

Inscrições: https://cem.sisemsp.org.br/

Gratuito

Visita técnica ao Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba

Dia 31 de outubro, das 10h30 às 12h30

Endereço: Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280 – galpão anexo a Antiga Estação Ferroviária

Inscrições: https://cem.sisemsp.org.br/

Informações pelo (15) 3233-1692.

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais