Ir para o conteúdo

Exposição ‘A Arte do Povo do Brasil’ é destaque em Registro (SP)

Publicado dia 20/06/2014 por Acam Portinari

Realizada pelo SISEM-SP e o Museu Afro Brasil, a mostra será aberta no dia 27/6, às 20h, no Complexo Cultural K.K.K.K. – ETEC; a entrada é gratuita

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, e o Museu Afro Brasil, com apoio da Prefeitura de Registro (SP), trazem para a cidade a exposição “A Arte do Povo do Brasil”, com cerca de 40 peças de arte popular de diferentes Estados do país. São obras em barro pintado, cerâmica e madeira, entre outras técnicas. Com abertura prevista para o dia 27 de junho (sexta-feira), às 20h, a mostra é gratuita e pode ser vista no Complexo Cultural K.K.K.K. – ETEC Registro.

Os cenários nordestinos, que dominam a arte popular em função de sua riqueza artesanal, estão representados na montagem que reúne artistas cearenses já considerados clássicos, como Manuel Graciano, Diomar das Véias, Nino e Celestino, além de João das Alagoas, Nena e Resendio.
Destacam-se ainda, os exemplares da cerâmica de Caruaru (Pernambuco), sendo representados por artistas modelares como o Mestre Vitalino e seu filho Severino, além de grandes nomes, como Manuel Eudócio e Luiz Antônio da Silva.

Do sul, estão presentes os trabalhos das figureiras de Taubaté, o “Sinaleiro do Vento”, de Laurentino Rosa, vindo de Curitiba, e os coloridos “Pássaros”, de Antônio Passarinheiro, de Bocaiúva do Sul, ambas cidades do Paraná. A obra “O Circo”, em miniatura móvel, de Adalto Fernandes Lopes, de Niterói (Rio de Janeiro), convida o público a entrar no “mundo dos sonhos”.

O Estado de Minas Gerais também está bem representado, com a “Mulher Amamentando”, de Placedina Fernandes, e o “Casal de Noivos”, de Isabel Mendes da Cunha, ambas do Vale do Jequitinhonha. Além dessas, a “Arte do Povo do Brasil” reúne ainda muitas outras obras de grandes mestres brasileiros.

Com encerramento no dia 27 de julho, a visitação ocorre das 9h às 12h e das 14h às 21h, durante a semana e ao sábado e domingo, até às 18h. O Complexo Cultural K.K.K.K. – ETEC Registro está localizado na Rua Miguel Aby-Azar, nº 153, no Centro. Outras informações pelo telefone (13) 3822-4492 ou no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negro-africana, assim como de difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais. Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, possui um acervo de mais de 5 mil obras – grande parte doada pelo artista plástico, curador e atual diretor curador do museu, Emanoel Araújo. Com um sistema de visitação gratuito para todas as exposições e atividades, o museu ainda conta com um Núcleo de Educação para receber visitas pré-agendadas e manter o programa “Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade”, que atende exclusivamente pessoas com necessidades especiais. Para saber mais acesse: www.museuafrobrasil.org.br

Serviço:
Exposição “Arte do Povo do Brasil”
Abertura: 27/6/2014, às 20h
Encerramento: 27/7/2014
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 21h, todos os dias, ao sábado e domingo, até às 18h
Local: Complexo Cultural K.K.K.K. – ETEC Registro (Rua Miguel Aby-Azar, 153 – Centro – Registro/SP)
Entrada: gratuita

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais