Ir para o conteúdo

Exposição do fotógrafo Walter Firmo entra na reta final em Barueri

Publicado dia 06/01/2012 por Acam Portinari

Com realização da Secretaria de Estado da Cultura, a exposição apresenta imagens históricas de afrodescendentes; entrada é gratuita

Fica em cartaz em Barueri até 17 de janeiro, a exposição Walter Firmo: Um Fotógrafo Negro. Exposta no Museu Municipal, a itinerância é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM), em parceria com o Museu Afro Brasil e a prefeitura.

A mostra possui imagens capturadas por Firmo que retratam afrodescendentes de todos os tipos, de anônimos a personalidades, além de representantes de vários setores da sociedade brasileira e africana. Um dos destaques é “Mãe Olga de Alaketo”, clássico da fotografia nacional. Com 54 anos de carreira, o carioca Walter Firmo é um dos mais importantes fotógrafos do Brasil e retratos premiados também no exterior.

Com entrada gratuita, Walter Firmo: Um Fotógrafo Negro pode ser vista de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. O Museu Municipal fica localizado na avenida Henrique Gonçalves Batista, nº 359, Jardim Belval. Outras informações, pelo telefone (11) 4198-5975.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br.

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negroafricana, assim como a difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais. Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, possui um acervo de mais de 5.000 obras – grande parte doada pelo artista plástico, curador e atual diretor curador do museu, Emanoel Araújo. Com um sistema de visitação gratuito para todas as exposições e atividades, o museu ainda conta com um Núcleo de Educação para receber visitas pré-agendadas e manter o programa “Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade”, que atende exclusivamente pessoas com necessidades especiais. Para saber mais, acesse: www.museuafrobrasil.org.br.

Serviço:
Exposição Walter Firmo: Um Fotógrafo Negro

Período: até 17/1/2012
Horário: de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Local: Museu Municipal (avenida Henrique Gonçalves Batista, nº 359, Jardim Belval – Barueri/SP)
Informações: (11) 4198-5975
Entrada: gratuita

Mais informações à imprensa:

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:

Ciro Bonilha – (11) 2627-8166
cbonilha@sp.gov.br
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br

Ellen Oliveira – (11) 2627-8243

ellenoliveira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais