Ir para o conteúdo

EXPOSIÇÃO ITINERANTE “ESTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA” CHEGA A SÃO CARLOS

Publicado dia 10/08/2018 por Acam Portinari

Mostra fica aberta no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão de 14 de agosto a 8 de setembro

Depois de passar por Tatuí, Santos, Rio Claro e Taubaté, a exposição itinerante “Estação da Língua Portuguesa” chega a São Carlos, onde fica aberta ao público de 14 de agosto a 8 de setembro, no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão. Realizada pelo Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura do Estado e Arquiprom, a mostra conta com apoio da Prefeitura de São Carlos e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).

Desde o início da itinerância, a receptividade da exposição é crescente pelas cidades em que passa. Em Taubaté, onde a “Estação da Língua Portuguesa” esteve de 5 de julho a 5 de agosto, foi registrado recorde de público, com 18,9 mil visitantes.

A exposição convida para o embarque em uma viagem pela história da língua portuguesa, um idioma que há mais de 500 anos se (re)cria nos quatro cantos do mundo. No Brasil, recebeu contribuições das línguas indígenas e africanas, como também de outros povos que aqui chegaram. Vindos de várias partes do mundo, esses imigrantes traziam, além de seus pertences, costumes e falares que no encontro com outros imigrantes e migrantes criaram novos sotaques, expressões, festas, danças e pratos de nossa culinária.

As estradas de ferro foram os principais caminhos que levaram esses viajantes para o interior do país. Em São Paulo, a Estação da Luz, que hoje abriga o Museu da Língua Portuguesa, presenciou muitas chegadas e partidas. As estações sempre foram um espaço dinâmico de encontros e reencontros, de descobertas, de trocas de falares e saberes. Exatamente como a língua portuguesa, sempre viva, dinâmica e servindo como principal ‘plataforma’ de comunicação e aproximação das pessoas.

“A língua portuguesa é viajante, atravessou os oceanos, adaptou-se às realidades que encontrou além-mar, enriqueceu-se com as culturas por onde passou e nos territórios em que se fixou. Assim, nada melhor do que uma exposição que também ‘cai na estrada’ e desbrava o interior do País para contar esta história”, comenta o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Em São Carlos, a exposição poderá ser visitada de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados, das 9h às 17h. Os agendamentos devem ser feitos pelo e-mail: visitasestacaolinguaportuguesa@gmail.com ou pelo telefone (16) 3419-8997.

SERVIÇO

“Estação da Língua Portuguesa”
Onde: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Endereço: Rua 7 de setembro, 1735 – Centro – São Carlos / SP
Quando: de 14 de agosto a 8 de setembro
Agendamentos: visitasestacaolinguaportuguesa@gmail.com ou (16) 3419-8997

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais