Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Exposição ‘Patrimônio da Metrópole Paulistana’ estreia em Paranapiacaba

Publicado dia 22/06/2012 por Acam Portinari

Mostra reúne imagens e textos sobre os bens culturais da região metropolitana de São Paulo; entrada gratuita

A cidade de Paranapiacaba (SP), localizada no distrito de Santo André, recebe a exposição “Patrimônio da Metrópole Paulistana”. Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) em parceria com o Museu da Casa Brasileira e a prefeitura, a mostra será aberta no dia 29 de junho (sexta-feira), a partir das 14h, no Espaço Expositivo da Padaria Vila de Paranapiacaba. A entrada é gratuita.
Baseada no livro homônimo da escritora e cientista social Margarida Cintra Gordinho, com fotografias da equipe coordenada por Iatã Cannabrava, a mostra reúne imagens e textos sobre os bens culturais da região metropolitana de São Paulo  tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). O órgão foi instituído em 1968 com a finalidade de proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural do Estado.
Com coordenação de Mary Lou Paris, a mostra documenta em 60 painéis a trajetória histórica dos imóveis tombados, divididos por períodos como: Expansão Bandeirista, Do Campo para a Cidade e Afirmação da Metrópole. Com imagens de residências, instituições de ensino, igrejas, parques, jardins, monumentos e acervos de arte, da pequena povoação em torno do Colégio e da Companhia Jesuítica aos bairros planejados do século XX, passando pela arquitetura bandeirista e as construções religiosas, típicas do período colonial, o público poderá conhecer, explorar e desfrutar do legado que várias gerações de brasileiros e estrangeiros deixaram na metrópole paulista.
Em cartaz até 5 de agosto, a exposição pode ser vista de terça à sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados e domingos, das 10h às 19h. A Padaria da Vila está localizada à rua Schnoor, nº 405. Outras informações, pelo telefone (11) 4439-1318.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.cultura.sp.gov.br

Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira (MCB) é uma instituição pública pertencente à Secretaria de Estado da Cultura. Com acervo representativo da transformação do mobiliário no Brasil do século XVII ao XXI, é também o único museu do país especializado em design e arquitetura, considerado uma referência nacional e internacional nesses temas. Localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705, em São Paulo, o Museu da Casa Brasileira funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Para saber mais, acesse: www.mcb.org.br

Serviço:
Patrimônio da Metrópole Paulistana
Abertura: 29/6, às 14h
Período: de 29/6 a 5/8/2012
Local: Espaço Expositivo da Padaria da Vila de Paranapiacaba (rua Schnoor, nº 405 -Paranapiacaba/SP)
Horário: de terça à sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados e domingos, das 10h às 19h
Informações: (11) 4439-1318
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais