Ir para o conteúdo

Exposição sobre fazendas paulistas históricas chega a São Joaquim da Barra

Publicado dia 11/11/2015 por Acam Portinari

Mostra ‘Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural’ ficará em cartaz até 21/11, na Sala de Exposição, Estação do Saber, Biblioteca Municipal Dr. Carlos Rezende Enout

Começa, em novembro, na cidade de São Joaquim da Barra (SP), a exposição “Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural”. ItineradapeloSistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Museu do Café de Santos, a mostra ficará em cartaz na Sala de Exposição, Estação do Saber, Biblioteca Municipal Dr. Carlos Rezende Enout, até 21 de novembro (sábado), com entrada gratuita.

A exposição destaca, por meio de textos, fotografias e objetos, a importância das fazendas históricas de café. As antigas propriedades paulistas constituem hoje um patrimônio de inestimável valor, dispondo de informações que retratam o desenvolvimento e história do Brasil. São como cenários que demonstram importantes aspectos do século XIX, época em que o café era o protagonista da economia do País.

Parte desses imóveis, alguns também do século XVIII, serão exibidos na montagem, que relata o passado e o presente de 16 fazendas históricas do interior de São Paulo, nas cidades de Queluz, São José do Barreiro, Lorena, Itu, Limeira, Cajuru, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Descalvado, Pinhal, São Carlos, Dourado e Jaú. Um dos destaques da mostra é o arado de aiveca, do início do século XX, instrumento que funcionava por tração animal, utilizado para arar a terra antes da plantação.

Aberta à comunidade, a visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 11h. A Sala de Exposição, Estação do Saber, Biblioteca Municipal Dr. Carlos Rezende Enout está localizado à Praça Francisco Stupello, nº 125, no Centro. Mais informações pelo telefone (16) 3818-2526 ou por meio do site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu do Café

O Museu do Café, abrigado no edifício-monumento da Bolsa Oficial do Café, no centro histórico da cidade de Santos, foi criado há quatorze anos, no contexto de revitalização do centro da cidade que o abriga. Gerido pela Associação dos Amigos do Museu do Café, organização social que desde 2008 mantém contrato com a Secretaria de Estado da Cultura, tem como missão colecionar, conservar, expor, investigar e pesquisar objetos e evidências arquitetônicas, artísticas e documentais que testemunhem, para diferentes públicos, a história e o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil na sua relação com o agronegócio Café, em âmbito nacional e internacional. Para saber mais acesse: www.museudocafe.org.br

Serviço:
 “Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural” em São Joaquim da Barra
Data:
até 21/11/2015 (sábado)
Local: Sala de Exposição, Estação do Saber, Biblioteca Municipal Dr. Carlos Rezende Enout (Praça Francisco Stupello, nº 125, no Centro | Rua Rio Grande do Sul com a Avenida Governador Orestes Quércia – São Joaquim da Barra/SP)
Informações: (16) 3818-2526 | 2351
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e sábado, das 8h às 11h
Entrada: gratuita

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub
gisele@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais