Ir para o conteúdo

Família no Museu garante diversão aos domingos nas mídias sociais do Museu Índia Vanuíre

Publicado dia 30/09/2021 por Acam Portinari

Programação conta também com Saberes e Fazeres Indígenas (1), dica de leitura (2) e comemoração em celebração ao Dia da Natureza (4); on-line e gratuita

Outubro chegou com muita diversão para as famílias na programação do Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. Agenda da semana conta com depoimentos indígenas, dica de leitura, brincadeiras e curiosidades. 

Nesta sexta-feira (1), às 15h, a Krenak Lidiane Damaceno, apresenta, pelas mídias sociais, depoimentos sobre as culturas de quem vive na Aldeia Vanuíre. Ação faz parte do projeto Saberes e Fazeres Indígenas. 

No sábado (2), às 12h, a dica de leitura do museu abordará conceitos sobre a educação básica. O livro oferece um importante instrumento aos professores e alunos indígenas e não indígenas. Para saber qual será a próxima indicação, acompanhe as mídias sociais do equipamento e fique por dentro de toda a programação. 

Aos domingos, no projeto Família no Museu (em casa), a equipe educativa da instituição desenvolverá uma sequência de caça-palavras referentes à exposição de longa duração “Tupã Plural”. Por isso, no dia 3 (domingo), às 15h, o equipamento convida toda a família para participar da brincadeira, e sugere um tour virtual pelos espaços do Museu para ajudar no jogo. A atividade é uma celebração em comemoração ao Mês das Crianças.

O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo histórico e etnográfico expressivo, com objetos e artefatos de diversas culturas. Na próxima segunda-feira (4), às 12h, exibem, pelas mídias sociais, um cartão postal de 1991. 

Além disso, em comemoração ao Dia da Natureza, celebrado em 4 de outubro, Tiago Oliveira, Guarani Nhandewa, compartilha, às 15h, depoimentos sobre a relação de respeito e equilíbrio entre os indígenas e a natureza.

Vale lembrar que o museu está aberto à visitação presencial, de terça a domingo, das 9h às 17h; às quintas-feiras até às 20h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes. 


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
(16) 3237-7367
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 97405-8715
vanessa@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais