Ir para o conteúdo

FORTALECIMENTO DAS REDES TEMÁTICAS DE MUSEUS É DIRETRIZ DO SISEM-SP

Publicado dia 29/10/2018 por Acam Portinari

Histórico, desenvolvimento, sites e contatos estão agora disponíveis on-line

 

O fortalecimento das redes temáticas de museus é uma das diretrizes de ação do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado. Para dar maior visibilidade à atuação em rede dos museus paulistas o site do SISEM-SP acaba de criar um espaço totalmente dedicado às Redes Temáticas de Museus. Acesse AQUI

Cada uma das redes é composta por museus cujas temáticas possuem características e especificidades comuns às respectivas tipologias. Assim, a proposta desta iniciativa é fortalecer a integração entre os museus paulistas, seguindo as diretrizes do Plano Nacional Setorial de Museus.

“O novo espaço em nosso site facilita a comunicação, o encontro e a troca entre os museus de mesma temática. Com isso, exercemos um dos papeis fundamentais do SISEM-SP: o de ser articulador das instituições museológicas em território paulista”, argumenta o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Seis redes temáticas compõem o espaço até o momento: Museus Ferroviários; Memória do Esporte; Museus-Casa Literários de São Paulo; Museus Indígenas; Museus-Casa e Casas Históricas; e Museus de Arte Sacra.

As redes ganharam um breve descritivo, histórico sobre a criação e o desenvolvimento de cada uma delas. Além da relação de museus integrantes, também foram disponibilizados links para contato e aprofundamento das informações.

A ideia é que o espaço seja constantemente alimentado com notícias sobre as atividades desenvolvidas, além da inclusão de novos museus e de novas redes temáticas – como as dos museus de Arte, Ciências e Tecnologia, Históricos, de Imagem e de Som, entre outras.

“A criação de mais um espaço para a divulgação das redes temáticas é fundamental para o fortalecimento de nossas ações e integração das instituições envolvidas”, afirma o museólogo Ivanei da Silva, da Rede de Museus-Casas Literários.

Para Djalma Penha, da Rede de Memória do Esporte, o fortalecimento e estruturação da rede está ocorrendo aos poucos – e que o apoio do SISEM-SP para isso é de extrema importância. “Principalmente por meio de incentivos de atuação, articulação e divulgação dos trabalhos desenvolvidos, como aconteceu no último Encontro Paulista de Museus.”

SERVIÇO

Redes Temáticas de Museus
https://www.sisemsp.org.br/articulacao/o-fortalecimento-das-redes-tematicas/

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais