Ir para o conteúdo

II Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia reúne profissionais do Brasil e do mundo em São Paulo

Publicado dia 28/09/2015 por Acam Portinari

Evento tem a participação do secretário da Cultura, de representantes da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, do SISEM-SP e da ACAM Portinari

De 5 a 8 de outubro, acontece o II Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia (Sinpem). Promovido pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMus/USP), em parceria com Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), o evento pretende contribuir com a produção de conhecimento em Museologia, promovendo debates entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

Entre os presentes estarão Marcelo Mattos Araujo, secretário da Cultura do Estado de São Paulo, que terá fala, no dia 6, no painel 3, sobre as políticas públicas para os museus, e no dia 7 à tarde, o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker, abordará a comunicação oral, com o tema “Museu, território, desenvolvimento – Diretrizes Diretrizes do processo de musealização na gestão do patrimônio de Itapeva (SP)”.

Já no dia 8, Ana Carolina Xavier Ávila (ACAM Portinari), integrará o painel 6 com a dissertação “Museus históricos e pedagógicos no século XXI: processo de municipalização e novas perspectivas”, e Mirian Midori Peres Yagui (SEC/UPPM), apresentará a dissertação “Museus e patrimônio industrial: um estudo sobre a musealização do setor elétrico no Estado de São Paulo”.

O Simpósio busca proporcionar discussões referentes à problematização de temas que têm consolidado o campo museal e estabelecido a sua interlocução com outros cenários acadê­micos nacionais e internacionais.

Serão apresentados e discutidos trabalhos acadêmicos concluídos e em desenvolvimento, que abordem metodologias de pesquisa e enfoques temáticos privilegiados nos últimos anos, com vistas à identificação do “estado da arte” no que diz respeito ao estudo da museologia e museus.

O formulário de inscrição para o II Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia (Sinpem) está disponível no link https://docs.google.com/forms/d/1BL1SCu8LrMAsa8qP_eZJxJkL0-igy2bVeVhlhtyGXYA/viewform?c=0&w=1

A programação completa pode ser conferida no site: www.sisemsp.org.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub
gisele@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais