• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Indaiatuba apresenta exposição “Porta, Porteira, Portão: modos de ‘falarrr’ e costumes do ‘interiorrr'”

Itinerada pelo SISEM-SP e ACAM Portinari, a exposição será aberta em 28 de maio, no Museu Casarão Pau Preto

Indaiatuba (SP) recebe a partir de 28 de maio (sábado), no Museu Casarão Pau Preto – Fundação Pró-Memória de Indaiatuba -, a exposição “Porta, Porteira, Portão: modos de ‘falarrr’ e costumes do ‘interiorrr’”. Com curadoria do museólogo Rodrigo Luiz dos Santos e da historiadora Renata Gava, a mostra chega à cidade por meio da parceria entre o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instituições ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e a prefeitura.

O objetivo é disseminar o conhecimento sobre a verdadeira identidade e o repertório caipira, valorizando a tradição local e preservando a memória cultural. A expografia foi concebida fazendo uma alusão a estruturas de portas, portões e porteiras de madeira rústica como suportes expositivos. Será utilizado artesanato local, gaiolas, símbolos referenciais do interior paulista, todavia, com uma leitura contemporânea.

A proposta da interação com o público é possibilitar a rememoração afetiva e evidenciar peculiaridades da identidade interiorana por meio de seu modo de falar, costumes, música, artes, culinária e religiosidade, tão presentes nas lembranças e no cotidiano. A itinerância mostra o caipira como sinônimo de um modo de vida que tem como base a subsistência, simplicidade e caráter de solidariedade entre os demais. No espaço expositivo também estão previstas músicas caipiras e sonorização ambiente para a extroversão artística de cada visitante.

Para os curadores, a mostra atende ao anseio de fortalecer o espaço que a recebe e foi pensada de uma forma interativa em que, além dos painéis e objetos fixos da exposição, o Museu possa compor com objetos de seu acervo que remeta à temática da mostra.

Com entrada gratuita, a montagem fica em cartaz até 3 de julho, de segunda a sábado, das 9h às 17h; domingo, das13h às 17h. O Museu Casarão Pau Preto – Fundação Pró-Memória de Indaiatuba (Rua Pedro Gonçalves, n° 477. Outras informações pelo telefone (19) 3875-8383 ou nos sites: www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.brwww.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço

“Porta, Porteira, Portão: modos de ‘falarrr’ e costumes do ‘interiorrr'” – Indaiatuba
Período:
de 28/5 a 3/7/2016
Local: Museu Casarão Pau Preto – Fundação Pró-Memória de Indaiatuba (Rua Pedro Gonçalves, n° 477, Jd. Pau Preto Indaiatuba/SP)
Horário: de segunda a sábado, das 9h às 17h; domingo, das13h às 17h
Informações: (19) 3875-8383
Entrada: gratuita

 

Imagens relacionadas

Rafael Bitencourt
baixar em alta resolução

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:

(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Viviane Ferreira – (11) 3339-8243
viferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub
gisele@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*