Ir para o conteúdo

INSCRIÇÃO DE CHAPAS PARA AS ELEIÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES REGIONAIS DO SISEM-SP VÃO DE 1º A 31 DE AGOSTO

Publicado dia 31/07/2020 por Acam Portinari

Edital de chamamento, regimento do processo eleitorale modelos da carta de anuência institucional estão disponíveis para consulta no site do SISEM-SP

Começa no dia 1º de agosto o cadastramento de chapas para as eleições das 24 Representações Regionais (RR) do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. Os candidatos interessados em concorrer à RR de sua região deverão cadastrar previamente suas chapas até as 18h do dia 31 de agosto, clicando aqui.

Para se candidatar, é preciso ter mais de 18 anos, morar em uma das cidades da respectiva RR de interesse e atuar direta ou indiretamente na área museológica, seja como integrante de quadro pessoal de museu ou como agente cultural.

Os candidatos precisam se inscrever em uma chapa, conforme distribuição das RRs, que pode ser composta por quatro membros, sendo dois titulares e dois suplentes, ou por dois membros, sendo um titular e um suplente, preferencialmente de municípios distintos.

Cada candidato deve apresentar carta de anuência da instituição à qual está vinculado.  Cabe à chapa apresentar breve depoimento explicitando sua proposta de atuação e uma súmula curricular de seus integrantes.

Todos os membros das chapas deverão autorizar, no formulário de inscrição, o uso das informações nele contidas para que haja ampla divulgação de suas propostas para a RR durante o mandato que rege o Edital de Convocação, que pode ser acessado pelo link https://www.sisemsp.org.br/eleicoes/.

A apuração de votos será instalada na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo entre 05 e 09 de outubro. Os trabalhos de apuração serão dirigidos e executados por delegação da Comissão Eleitoral, podendo ser acompanhados por fiscais devidamente credenciados.

Em caso de dúvidas, o interessado deve entrar em contato com sua Representação Regional ou pelos canais de comunicação do SISEM-SP na internet (www.sisemsp.org.br) e e-mail (sisem@sp.gov.br).

Cadastramento de eleitores

O cadastramento de eleitores para as eleições das RRs do SISEM-SP, poderá ser feito até as 18h do dia 11 de setembro, por meio de formulário disponível aqui.

Estarão aptos a votar um gestor ou dirigente cultural por município indicado formalmente pelo prefeito e um representante de cada instituição museológica inscrita no Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP), exceto aquelas que tenham sido indeferidas pelo COSISEM-SP. São consideradas instituições museológicas inscritas no CEM-SP todas as que estiverem com seus dados de inscrição e de usuário responsável completos, incluindo documentação do responsável legal pela instituição.

Serão considerados eleitores, os responsáveis pelo preenchimento das informações na plataforma do CEM-SP, tanto das instituições inscritas, quanto das já cadastradas no SISEM-SP.

Um link de acesso ao formulário eletrônico será enviado aos eleitores cadastrados para que possam votar. Cada RR terá um formulário de votação específico.

Eleições

A votação on-line para a eleição dos Representantes Regionais titulares e suplentes para o biênio 2020-2022 será realizada entre os dias 21 de setembro e 02 de outubro. O processo eleitoral obedece ao Regimento Eleitoral disponível na íntegra no link https://www.sisemsp.org.br/eleicoes/, assim como o Edital de chamamento/cronograma e os modelos das cartas de anuência institucional.

O número de representantes segue a proporcionalidade de museus por região. As Representações Regionais da Capital, de Campinas, de Piracicaba, do Vale do Paraíba, de Sorocaba, de Ribeirão Preto, da Região Central, de São José do Rio Preto, de Presidente Prudente e Dracena, de Bauru e da Baixada Santista elegerão dois representantes titulares e dois suplentes cada. As RRs do Alto Tietê, do ABCD, do Oeste SP, do Circuito das Águas, de Rio Pardo, do Litoral Norte, de Tupã e Marília, do Vale do Paranapanema, de Franca, de Barretos, do Noroeste, de Itapeva e do Vale do Ribeira elegerão um representante titular e um suplente cada.

Cronograma eleitoral

Confira abaixo as datas e horários de todo o processo eleitoral das Representações Regionais:

Até 11/09, às 18h: inscrições de eleitores – representantes de instituições inscritas na Plataforma Ada, dirigentes e gestores culturais;

De 01/08 até as 18h do dia 31/08: inscrições das chapas;

De 01/09 a 11/09: homologação e divulgação das chapas aptas à eleição;

De 16/09 a 17/09: prazo para impugnação das chapas;

Dia 18/09: divulgação das chapas aptas à eleição, após julgamento de impugnação;

De 21/09 até as 18h do dia 02/10: votação. Seção eleitoral: links de direcionamento ao formulário eletrônico encaminhado aos e-mails dos eleitores previamente cadastrados conforme Regimento Eleitoral;

De 05/10 a 09/10: apuração dos votos pela Comissão Eleitoral;

Dia 13/10: divulgação das chapas eleitas;

De 14/10 a 18/10: prazo para impugnação da eleição;

A posse dos eleitos ocorrerá após a proclamação do resultado das eleições e a publicação de Resolução no Diário Oficial do Estado com a designação assinada pelo Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A transmissão de cargos dos eleitos poderá ocorrer em data a ser fixada pelo GTC SISEM-SP, observado as disposições do Regimento Eleitoral.

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais