Ir para o conteúdo

Inscrições abertas para a 6ª edição do Curso de Capacitação para Museus

Publicado dia 20/12/2013 por Acam Portinari

Atividade acontece no primeiro semestre de 2014, em Piracicaba; a participação é gratuita e as vagas limitadas

Estão abertas, de 5 de dezembro de 2013 a 17 de janeiro de 2014,  as inscrições para a 6ª edição do Curso de Capacitação para Museus. A atividade será realizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a prefeitura, no primeiro semestre do próximo ano, em Piracicaba.

Dividido em cinco módulos, o curso terá a duração de quatro meses (totalizando 90 horas), com as seguintes disciplinas: Elaboração de Projetos e Leis de Incentivo, Museus e Processos Museológicos, Curadoria, Conservação Preventiva e Expografia. As aulas serão desenvolvidas de 10 a 12 de fevereiro, 10 a 12 de março, 7 a 9 de abril e 5 a 8 de maio, das 9h às 17h, com uma hora de almoço.

De acordo com Davidson Kaseker, diretor do SISEM-SP, a ação, que é promovida desde 2011, busca instrumentalizar os profissionais para elaboração de projetos para as instituições museológicas em que atuam.

“A iniciativa representa um efetivo impulso à contínua qualificação dos profissionais, que é uma das principais frentes de trabalho do SISEM-SP e de seus parceiros, em busca da ampliação do conhecimento sobre o trabalho em museus e sobre as ferramentas de metodologia de projetos”, explica Kaseker.

Com 40 vagas disponíveis e adesão gratuita, para participar do curso basta se inscrever no site www.sisemsp.org.br. Para certificação, será necessário o cumprimento alguns requisitos fundamentais, por exemplo, comparecer a no mínimo 80% das aulas. Outros requisitos podem ser consultados na página do SISEM-SP.

Recadastramento do mailing

Para atingir com maior abrangência o público interessado na área museológica, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), recadastrará os contatos do seu mailing até o dia 20 de dezembro de 2013. A lista é uma ferramenta importante para garantir a divulgação das ações desenvolvidas em todo o Estado, por meio de parcerias com Organizações Sociais de Culturas e equipamentos museológicos e culturais da capital e do interior, entre elas palestras, oficinas e exposições. Os interessados em cadastrar ou atualizar seu contato, basta preencher o formulário disponível no site: www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 2627-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais