Ir para o conteúdo

IPCCIC cria Núcleo de Pesquisa da História das Comunicações

Publicado dia 17/11/2014 por Acam Portinari

A nova frente de atuação do Instituto visa resgatar, preservar e valorizar a memória das comunicações a partir de Ribeirão Preto e região

O IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, com sede em Ribeirão Preto (SP), acaba de implantar o Núcleo de Pesquisa da História das Comunicações. O objetivo é desenvolver projetos culturais que visam resgatar, preservar, difundir e debater a história e a memória do rádio, da tv, da mídia impressa, das artes visuais, da internet e da produção publicitária, entre outras formas de comunicação midiática, a partir do interior paulista.

“A trajetória das comunicações está muito ligada ao desenvolvimento do país, em especial do interior, onde está Ribeirão Preto. É um traço marcante da nossa cultura e uma história em que ainda há muito a ser resgatado e compartilhado com a comunidade”, destaca Adriana Silva, presidente do IPCCIC.

A coordenação do Núcleo de Pesquisa da História das Comunicações do IPCICC será do jornalista e pesquisador André Luís Rezende, que levou a ideia ao Instituto. “A sugestão foi aceita de imediato e os primeiros projetos já estão saindo do papel. A meta é agregar essa proposta à rede colaborativa de fomento e pesquisa que o IPPCIC já vem estruturando”, afirma.

Sobre o IPCCIC – O Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais tem sua sede em Ribeirão Preto (SP). A presidente, Adriana Silva, é jornalista, doutora em Educação pela Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), e foi secretária da Cultura da cidade no período de 2009 a 2012. A vice-presidente, Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, é doutora em História pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Franca) e foi diretora do patrimônio cultural da Secretaria de 2005 a 2012. Juntas, elas criaram a Rede de Cooperação Identidades Culturais e, com a participação de outros 20 pesquisadores, realizaram três fases do Inventário de Referências Culturais do município. A partir da pesquisa, criaram o Programa de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto e foi com base nesta experiência que decidiram criar o IPCCIC.

O principal objetivo do Instituto é o de criar Redes de Gestão Cooperada entre cidades ligadas geograficamente e/ou culturalmente a fim de colaborar na elaboração do Inventário de Referências Culturais das cidades brasileiras e atuar na difusão da Economia Criativa, qualificando técnicos para a aplicação dos programas e ações.

Saiba mais acessando www.ippcic.com.br

 

Imagens relacionadas

Adriana Silva, presidente do IPCCIC
Divulgação
baixar em alta resolução
O jornalista e pesquisador André Luís Rezende que passa a integrar o IPCCIC
Divulgação
baixar em alta resolução

 
Atendimento à imprensa:

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
www.nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233.1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233.3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais