Ir para o conteúdo

Jundiaí sedia mostra da Pinacoteca do Estado de São Paulo

Publicado dia 13/09/2012 por Acam Portinari

Com entrada gratuita, a exposição ‘De um Lado a Outro – Ação Educativa Extramuros da Pinacoteca do Estado de São Paulo’ estará em cartaz no Museu Histórico e Cultural até 21/10

A partir de 21 de setembro (sexta-feira), o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Prefeitura de Jundiaí e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, promove no município a exposição “De um Lado a Outro – Ação Educativa Extramuros da Pinacoteca do Estado de São Paulo”.  A mostra, que reúne trabalhos de pessoas que vivem em situação de rua na capital,estará em cartaz no Museu Histórico e Cultural.

Por meio de gravuras produzidas durante as oficinas artísticas e visitas regulares à Pinacoteca, a população poderá conhecer de perto a experiência de uma ação educativa. O projeto foi organizado em diferentes módulos, partindo do desenho, em seu significado mais amplo – incluindo recortes, colagens, registros de observação, memória e invenção – para chegar às técnicas gráficas como a monotipia, tipografia, serigrafia e xilogravura.

Também foram realizados encontros para que os participantes relacionassem a criação de imagens com a criação de textos, propondo um diálogo entre ambos. A exposição apresentará alguns dos trabalhos realizados desde 2010 e fotografias do processo.

A ação educativa extramuros é desenvolvida pelo Programa de Inclusão Sociocultural (Pisc) do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado em parceria com a Casa de Oração do Povo da Rua e a Casa Porto Seguro, ambas no centro de São Paulo.

Com entrada gratuita, a mostra estará disponível de terça à sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí está localizado na Rua Barão de Jundiaí, nº 762, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4521-6259.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Inaugurada em 1905, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da capital e considerada um dos mais importantes do país. Em pouco mais de um século de atividade, evoluiu de uma única e imutável exposição composta por 26 pinturas, abrigadas em uma única sala, para um acervo com mais de 8 mil obras, nas mais diversas técnicas e de diferentes autores. Com conhecimento e experiência consolidados em todas as áreas do campo museológico, da conservação e restauro à educação para públicos especiais, a Pinacoteca do Estado realiza, atualmente, um programa de mostras temporárias sobre as mais variadas questões de arte e da cultura, associado a mostras de longa duração com trabalhos de seu acervo, oferecendo um dos mais abrangentes panoramas da arte brasileira dos séculos XIX e XX. Para saber mais acessewww.pinacoteca.org.br

Serviço:
“De um Lado a Outro – Ação Educativa Extramuros da Pinacoteca do Estado de São Paulo” em Jundiaí

Abertura: 21/9/2012, às 10h
Período: de 21/9 a 21/10/2012
Local: Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (Rua Barão de Jundiaí, nº 762, Centro – Jundiaí/SP)
Horário: de terça à sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h
Informações: (11) 4521-6259
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais