Ir para o conteúdo

Lembranças de Candido Portinari proporcionam uma viagem inesquecível aos visitantes de Brodowski

Publicado dia 13/10/2014 por Acam Portinari

Lançado em setembro, o projeto ‘Caminhos de Portinari’ conta um pouco da história da cidade, revelando os pontos que marcaram a vida do artista e permearam sua obra plástica e poética

Para conectar outros espaços e paisagens de Brodowski como território da memória do artista e da comunidade, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari, lançou a campanha “Caminhos de Portinari”. O projeto é um desdobramento proposto pela nova mostra de longa duração, “Narrativas de uma vida: um pintor, um tempo, um lugar…”, que aborda como as memórias e a vivência de Portinari na cidade influenciaram sua identidade e tornaram-se referências importantes para a construção de sua linguagem, tanto nas artes plásticas quanto na poesia.

A ação funciona da seguinte forma: após percorrer a exposição no Museu, o público é presenteado com um livreto com textos informativos, trechos de narrativas do artista e espaços para a inclusão de recordações e fotos da visita. O destaque do material é um mapa explicativo que ensina como chegar a cada um dos pontos desenvolvidos pelo artista em seus trabalhos. Além da casa de Candinho, estão a Igreja Santo Antonio, a Praça Candido Portinari, o Coreto Lauro José Almeida Pinto, o Bebedouro Público de Animais e a Antiga Estação Ferroviária.

Os locais podem ser acessados facilmente pela proximidade e pela identificação visual, feitas por marcas de pegadas pintadas nas ruas da cidade. O Bebedouro e o Coreto ganharam painéis vazados. O primeiro, retratando uma charrete e um cavalo e acompanhado por uma explicação. No outro, a obra “A Banda” foi recortada e contemplada com ares tridimensionais, como se os músicos se apresentassem para os transeuntes do local.

“Os museus possuem funções sociais importantes que vão muito além de se preservar e divulgar a obra de um artista. É necessário estabelecer um diálogo com a população na qual está inserido e com o público de forma geral. Nesse sentido, promover e estimular o contato com diversas manifestações artísticas garantem um desenvolvimento cultural e social para todos os envolvidos no processo, de forma individual e coletiva” justifica a gerente da instituição, Cristiane Maria Patrici.

O roteiro proporciona ao participante um encontro com monumentos que testemunharam fatos históricos. Possibilita voltar o olhar para o passado e refletir sobre o presente e o futuro, e, assim, percorrer em direção à história de um povoado e de todos que auxiliaram na construção do município, com suas lutas, sonhos, dores, trabalho, esperança, fé e amor.

“Os ‘Caminhos de Portinari’, são também os caminhos do povo de Brodowski, de todos que contribuíram, assim como o próprio artista, para transformar o pequeno povoado em uma cidade internacionalmente conhecida”, finaliza a gerente.

Serviço:
“Caminhos de Portinari”
Locais: Museu Casa de Portinari, Igreja Santo Antônio, Praça Candido Portinari, Coreto Lauro José Almeida Pinto, Antiga Estação Ferroviária, Bebedouro Público de Animais
Marco inicial: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Brodowski /SP)
Horário: das 9h às 18h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais