Ir para o conteúdo

Live sobre direitos humanos é destaque na programação do Museu Casa de Portinari

Publicado dia 09/12/2020 por Acam Portinari

Agenda mensal segue com atividades on-line culturais e artísticas

Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, é celebrado o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para comemorar, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, fará uma live sobre o tema, às 15h, com Virna Mac Cord Catão.

O evento on-line acontecerá por meio do Instagram e integra a campanha Sonhar o Mundo, iniciativa que articula e mobiliza os museus paulistas para as questões relacionadas aos Direitos Humanos. Ao vivo, Virna Mac Cord Catão, coordenadora e pedagoga na Casa de Acolhimento Valter Antonio Bessa, em Brodowski (SP), e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), falará sobre a temática e tirará dúvidas dos participantes.

Ainda na quinta-feira (10), terá vídeo de Contação de história. Nessa edição, o público descobrirá o que aconteceu com Candido Portinari nos primeiros anos de sucesso em sua carreira artística e em sua vida pessoal.

Já o Domingo com Arte deste mês contará com a participação do artista plástico Antonio Ailton Rufato. Em vídeo, os internautas poderão observar Rufato produzindo, em tempo real, obras diversas, além disso compreender processos de criação, materiais e técnicas. Será em 13 de dezembro.

No dia 16, será a vez de conferir qual visitante ilustre esteve na Casa de Portinari, em 1940. A produção da equipe do Centro de Pesquisa e Referência do Museu apresenta os detalhes e curiosidades de mais um dos amigos de Candido Portinari que esteve no local.

Todas essas atividades e muitas outras estarão disponíveis pelas redes sociais (Facebook e Instagram – @museucasadeportinari) e, também, na página especial da programação do #CulturaEmCasa: www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa.

 #SonharoMundo é uma iniciativa que articula e mobiliza os museus paulistas para as questões relacionadas aos Direitos Humanos, incentivando-os a dar visibilidade a esse tema por meio de programação cultural, educativa e de comunicação nas mídias sociais. A campanha parte do pressuposto de que os museus devem atuar como instrumentos de transformação social e reconhece sua contribuição para a formação de uma mentalidade coletiva, sensibilizando para a solidariedade, o respeito à diversidade cultural, o combate ao preconceito, à discriminação e à violência.

Atendimento à imprensa:

Assessoria de imprensa – ACAM Portinari
Núcleo da Notícia- (16) 3237-7367
www.nucleodanoticia.com.br

André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br


Ingrid Ribeiro – (16) 9.9233-1823
ingrid@nucleodanoticia.com.br

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Cintia Ruiz – (11) 9.8080-9800
Davi Franzon – (11) 9.3411-6428
Simone Blanes – (11) 9.4003-1711
Viviane Ferreira – (11) 9.5814-9598

imprensaculturasp@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais