Lorena recebe oficina de conservação de papel em junho

Publicado dia 11/06/2012 por Acam Portinari

Viabilizada pela Secretaria de Estado da Cultura, a atividade busca capacitar profissionais de museus do interior para o trabalho em instituições de cultura

Nos dias 28 e 29 de junho, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM) e do Museu de Arte Sacra, realiza em Lorena uma oficina sobre conservação de papéis. A atividade acontecerá na Casa de Cultura da cidade e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (12) 3153-1518. As vagas são limitadas e a adesão gratuita.
Com noções de conservação preventiva, a atividade serve para ampliar o conhecimento dos profissionais e contribui para a definição de estratégias de preservação dos acervos das instituições. O objetivo da oficina é ampliar as ações de preservação do patrimônio cultural nos municípios do interior de São Paulo.
Ministrada pela museóloga Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, a ação irá fornecer subsídios para o planejamento de um programa eficaz de manutenção de acervos, apresentar os diversos agentes de degradação dos bens culturais, suas causas e conseqüências, além de identificar os agentes e as causas de deterioração e equipar o aluno com meios para a realização de diagnósticos de conservação.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.cultura.sp.gov.br

Museu de Arte Sacra de São Paulo
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua instalação data de 28 de junho de 1970. A partir desta data, o museu passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 2000, está exposto o acervo de presépios doado à instituição por Ciccillo Matarazzo (Francisco Matarazzo Sobrinho). A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que também se mantém até hoje.

Conservação de Papel em Lorena
Data: 28 e 29/6/2012
Local: Casa da Cultura de Lorena (rua Viscondessa de Castro Lima, nº 10 – Centro – Lorena-SP)
Inscrição: (12) 3153-1518 ou pessoalmente na Casa de Cultura
Vagas: 20

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais