Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Matão (SP) sedia a exposição ‘Mais um Corre’

Publicado dia 25/02/2016 por Acam Portinari

Mostra itinerante promovida pelo SISEM-SP e ACAM Portinari, apresenta em diferentes linguagens artísticas a diversidade da população em situação de rua

De 8 a 30 de março, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Prefeitura de Matão (SP), promove a exposição “Mais um Corre”. A mostra, em cartaz no Museu Municipal Olympia Maffei Olivastro, consiste na produção, no aprimoramento e divulgação de obras artísticas feitas por pessoas em situação de rua em São Carlos (SP).

As criações são provenientes de oficinas, atividades e dinâmicas realizadas com frequentadores de serviços socioassistenciais, com o objetivo de apresentar a complexidade do viver nas ruas por meio de diferentes linguagens artísticas. São instalações com materiais diversos (madeira, gesso, fios, metal, tecido e papel), esculturas, vídeo e áudio instalação, acervo fotográfico e interação com público, divididos em cinco temas: Histórias de Vida, as Identidades, as Trajetórias, as Memórias e as Redes.

O resultado é o fruto de atividades integradas entre ensino, pesquisa e extensão, desenvolvida desde 2012 pelo Laboratório Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO), vinculado ao Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade Federal de São Carlos. O projeto tem a parceria com a equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de São Carlos (Centro POP) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania do município.

Com entrada gratuita, a visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O Museu Municipal Olympia Maffei Olivastro está localizado na Avenida Sete de Setembro, n° 1.051, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3386-2001 e 3382-6640 ou no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:
Exposição “Mais um Corre”
Período:
de 8 a 30/3/2016
Local: Museu Municipal Olympia Maffei Olivastro(Av. Sete de Setembro, nº 1.051, no Centro – Matão/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Informações: (16) 3386-2001|3382-6640
Entrada: gratuita
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Viviane Ferreira – (11) 3339-8243
viferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub
gisele@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais