Ir para o conteúdo

MAV recebe exposição sobre os 80 anos do Movimento Constitucionalista

Publicado dia 16/10/2012 por Acam Portinari

Exposição “SP, 1932: 80 anos do Movimento Constitucionalista” itinera para o  Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, em Jacareí

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Estado da Cultura –, leva a exposição “SP, 1932: 80 anos do Movimento Constitucionalista” ao Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, em Jacareí. Com duas mostras virtuais, produzidas com apoio da Secretaria da Casa Civil, através do Arquivo Público do Estado de São Paulo, o trabalho celebra o Movimento Constitucionalista de 1932. A abertura será no dia 18 de outubro, quinta-feira, às 20h.

A exposição contextualiza como a insatisfação paulista pela perda de sua autonomia se transformou em um dos maiores movimentos armados da história do Brasil, envolvendo mais de 200 mil homens. Por meio de fotografias, vídeo e objetos selecionados da região de Jacareí, a mostra percorre um período de quatro anos, iniciado ainda em 1930, com a formação do Governo Provisório e as medidas intervencionistas de Getúlio Vargas.

A partir daí, a exposição percorre os principais fatos – e suas consequências – do período que antecedeu ao dia 9 de julho de 1932, quando o combate armado efetivamente teve início. Entre eles, está a união dos dois mais importantes partidos da política paulista à época – Partido Republicano Paulista, representante das oligarquias cafeeiras, e Partido Democrático, representante de parte das camadas médias urbanas – em busca da mobilização popular para a luta constitucionalista.

Outro acontecimento em destaque na exposição é a morte dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo – que formam a famosa sigla MMDC – razão pela qual se intensificou a adesão popular à causa. Estão registrados também os esforços de guerra, com campanhas de arrecadação como “Ouro para o bem de São Paulo”, em que milhares de paulistas doaram alianças de casamento e outros bens para auxiliar no financiamento da batalha.

Já no ambiente de conflito, a exposição localiza geograficamente as principais frentes de batalha e revela o cotidiano dos jovens soldados nas trincheiras. Por fim, a mostra se dedica ao legado deixado pelo Movimento Constitucionalista. Embora derrotados nos campos de batalha, os paulistas se consideraram vitoriosos com a promulgação de uma nova constituição em 1934. As histórias e memórias do movimento estão materializadas em objetos, monumentos e documentos espalhados pelo Estado. Fragmentos de um episódio que se consolidou como o principal movimento cívico de São Paulo.

A exposição “SP, 1932: 80 anos do Movimento Constitucionalista”, fica em cartaz de 18 de outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013 no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, na Rua XV de novembro, 143, no centro de Jacareí. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h, com entrada franca.

Mostras virtuais

Justamente com o objetivo de mapear esse acervo deixado pelo Movimento Constitucionalista em todo o Estado de São Paulo, o Museu da Imigração, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM), desenvolveu a mostra virtual “1932, acervos e memórias”, em cartaz no endereço www.museudaimigracao.org.br. Mais do que a ambientação do conflito, o trabalho se dedica a reunir imagens e informações dos acervos ligados ao tema e que estão sob a guarda de instituições de preservação – museus, arquivos e bibliotecas – do Estado de São Paulo. O material é o primeiro produto da “São Paulo História em Rede”, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura que visa construir um grande banco de dados virtual com as referências dos acervos dos museus históricos paulistas.

Já a exposição “1932: a guerra paulista”, com curadoria do Arquivo Público do Estado de São Paulo, explora o tema de forma didática. Organizada em sete ambientes, a mostra passeia pelos principais acontecimentos do conflito, desde o panorama da política paulista à época, passando pelo cotidiano da batalha, pelas propagandas de guerra, até chegar à herança e ao legado deixado pelo movimento. O trabalho, disponível emwww.arquivoestado.sp.gov.br, ainda oferece proposta de atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas pelo professor em sala de aula e uma seleção de fontes documentais sobre a temática.

Serviço:
Exposição “SP, 1932: 80 anos do Movimento Constitucionalista”
Data: 18/10/2012 a 13/1/2013
Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (Rua XV de novembro, 143, Jacareí/SP)
Visitação: de terça à sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h
Entrada: gratuita

Informações Imprensa
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura
Giulianna Correia – (11) 2617-8243
gcorreia@sp.gov.br
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais