Ir para o conteúdo

Mês do índio é celebrado com programação especial no museu de Tupã

Publicado dia 01/04/2014 por Acam Portinari

Com as atividades, o público conhecerá melhor a cultura dos Kaingang, Krenak e Terena, das terras indígenas Vanuíre e Icatu que fazem parte da história da cidade

De 22 a 26 de abril, oficinas temáticas, feira de artesanato e culinária, exposições temporárias e apresentações de danças e cânticos indígenas serão algumas das programações oferecidas pelo Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a ACAM Portinari, em parceria com a prefeitura, durante a 42ª Semana do Índio de Tupã.

“A programação oferecida pelo museu é tradicional e o público da cidade e região já espera por ela durante todo o ano. É um momento importante de interação entre as culturas não indígena e indígena, uma maneira de desmistificar estereótipos por meio do contato real entre a nossa comunidade”, explica a gerente do museu, Tamimi Rayes Borsatto.

As atividades começam em 22 de abril (terça-feira), às 9h30, com a cerimônia de abertura no mausoléu da índia Vanuíre, na escola estadual que leva o mesmo nome da patronesse do museu, símbolo da pacificação Kaingang no oeste de São Paulo. Em seguida, acontecerá o início da mostra “Dois Povos, Uma Luta”, produzida pela escola indígena Índia Maria Rosa, da terra indígena (T.I.) Icatu, em Braúna.

Até o sábado, 26 de abril, o público terá a oportunidade de conhecer melhor os costumes das principais etnias que habitam a região de Tupã: os Kaingang, os Krenak e os Terenas. Representantes dos três grupos realizarão oficinas de pinturas, adornos, instrumentos de caça e artesanatos típicos de suas culturas. As ações serão desenvolvidas na Praça da Bandeira e no museu.

A partir de 24 de abril, quinta-feira, a atração será a Feira de Artesanato e Culinária na Praça da Bandeira. No local, os visitantes poderão degustar receitas típicas da alimentação indígena, como chá de amendoim, beiju, peixe assado na folha de bananeira e mingau de mandioca. Toda a renda obtida com a venda dos itens será revertida para a escola indígena da T.I. Vanuíre.

Além de experimentar os quitutes produzidos pelos habitantes da T.I. Vanuíre, o público da feira encontrará no local a chance de apreciar e levar para casa peças de artesanato e acessórios indígenas. Haverá ainda apresentações de música e danças com grupos de crianças e adultos das duas comunidades indígenas locais.

“A difusão da cultura indígena fortalece também a divulgação do município como um importante polo de turismo no Estado. É um momento de conhecimento e aprendizado para pessoas de gerações, locais e realidades diferentes”, acrescenta Jairo Luís Bellintani, diretor de turismo da Estância Turística de Tupã.

A programação completa da 42ª Semana do Índio está disponível no site www.museuindiavanuire.org.br. O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, no Centro. O horário de visitação é de terça a domingo, das 9h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491-2333 ou nas páginas do museu nas redes sociais Facebook e Twitter.
SERVIÇO:
42ª Semana do Índio de Tupã
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP) e Praça da Bandeira
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 2627-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais