Ir para o conteúdo

MIS E SISEM-SP RECEBEM INSCRIÇÕES PARA A OFICINA GRATUITA SOBRE CONSERVAÇÃO DE SUPORTES FOTOGRÁFICOS

Publicado dia 23/08/2021 por Acam Portinari

Atividade acontece em formato on-line, com transmissão ao vivo diretamente do Acervo do Museu, nos dias 25 e 26 de agosto. As inscrições, gratuitas, devem ser efetuadas pelo site da Inti

O MIS e o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo), respectivamente, instituição e instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, oferecem a oficina on-line gratuita Introdução à conservação de suportes fotográficos.

A atividade acontece nos dias 25 e 26 de agosto, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom, e será ministrada por dois profissionais do CEMIS (Centro de Memória do Museu da Imagem e do Som): Cecilia Salamon (Assistente de Conservação) e Rodrigo Antonio da Silva (Documentalista Jr).

A oficina apresenta um panorama cronológico do desenvolvimento dos processos fotográficos históricos, identificando os agentes de deterioração que atuam sobre eles e apontando os tratamentos de higienização, conservação preventiva e acondicionamento que podem ser utilizados para preservá-los.

Serão aulas expositivas, com apresentação em Power Point e interação entre os professores e os alunos participantes, que terão a oportunidade de tirar dúvidas e trocar experiências pessoais ou profissionais relacionadas ao tema.

Com inscrições gratuitas e 20 vagas, a oficina terá duração de dois dias e abordará os seguintes os temas:

25.08, quinta-feira, das 10h às 12h30 – Breve apresentação institucional sobre a formação do acervo fotográfico do Museu da Imagem e do Som. Origens, identificação e danos de processos fotográficos;

26.08, sexta-feira, das 10h às 12h30 – Conservação: conceitos, diagnóstico e plano de conservação, equipamentos de proteção individuais (EPIs), processo de higienização, acondicionamento e armazenamento.

SOBRE OS MINISTRANTES

Cecilia Salamon possui graduação em História pela USP, formação técnica em Design Gráfico pela Etec Carlos de Campos e cursos de extensão na área de conservação promovidos pelo SENAI Theobaldo de Nigris, pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo e pela ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. Atuou como bolsista no Núcleo de Conservação e Restauro do Arquivo do Estado de 2013 a 2015 e no Centro de Preservação Cultural da USP de 2015 a 2017. Atua desde 2017 como Assistente de Conservação no CEMIS.

Rodrigo Antonio da Silva cursa pós-graduação em Gestão Arquivística pela FESPSP, possui graduação em História pela USP e possui cursos de extensão na área de conservação promovidos pelo SENAI Teobaldo de Nigris e na área de documentação promovido pela PUC-SP. Atuou como Assistente de Conservação no CEMIS de 2014 a 2019 e como Documentalista Jr no Paço das Artes de 2019 a 2021. Atua desde 2021 como Documentalista Jr novamente no CEMIS.

SERVIÇO

Oficina on-line Introdução à conservação de suportes fotográficos

Inscrições gratuitas: clique aqui

Vagas: 20

Classificação indicativa: 14 anos

Fonte: MIS

Posts Relacionados

Site da ACAM Portinari conquista Selo de Acessibilidade Digital

Veja Mais

Museus da ACAM avançam na acessibilidade digital

Veja Mais

ACAM Portinari recebe Selo de Acessibilidade Digital para o site do SISEM-SP

Veja Mais