Ir para o conteúdo

Mostra ‘Histórias, Lendas e Naufrágios da Ilhabela’ estreia em Praia Grande

Publicado dia 12/12/2013 por Acam Portinari

A partir do dia 19 de dezembro a exposição realizada pelo SISEM-SP ficará em cartaz no Palácio das Artes com entrada gratuita

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, realiza na cidade de Praia Grande, litoral Paulista, a exposição “Histórias, Lendas e Naufrágios da Ilhabela”. A abertura da mostra, que tem a parceria da ACAM Portinari e a prefeitura, acontece no dia 19 de dezembro (quinta-feira), no Palácio das Artes – Galeria Nilton Zanotti.

Trata-se de uma exposição com a finalidade de divulgar os objetos encontrados nos naufrágios ocorridos no arquipélago de Ilhabela, dando destaque ao navio “Príncipe de Astúrias”, conhecido como o “Titanic” brasileiro. A itinerância também destaca as lendas, os tesouros dos piratas e a rica cultura dos caiçaras do litoral norte de São Paulo.

O mergulhador internacional Jeannis Michail Platon é o responsável pelo acervo acumulado por anos e de grande valor histórico e arqueológico subaquático. Atualmente, os objetos da coleção estão em grande parte expostos no Museu Náutico de Ilhabela.

Composta por painéis, vitrines, maquete e instalações, que proporcionarão aos visitantes um contato direto com a história da ilha, a exposição tem como objetivo promover o diálogo e a interatividade. Divulgando e colocando um acervo de grande importância, ao alcance dos estudantes, pesquisadores e do público em geral, contribui para a democratização da informação e do acesso ao patrimônio cultural.

As visitas acontecem até o dia 28 de fevereiro de 2014, de terça-feira a sábado, das 14h às 18h. O Palácio das Artes – Galeria Nilton Zanotti fica na Avenida Costa e Silva, nº1600, Boqueirão. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3496-5713 ou no site www.sisemsp.org.br.

Recadastramento do mailing

Para atingir, com maior abrangência, o público interessado na área museológica, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), recadastrará os contatos do seu mailing até o dia 20 de dezembro de 2013. A lista é uma ferramenta importante para garantir a divulgação das ações desenvolvidas em todo o Estado, por meio de parcerias com Organizações Sociais de Culturas e equipamentos museológicos e culturais da capital e do interior, entre elas palestras, oficinas e exposições. Os interessados em cadastrar ou atualizar seu contato, basta preencher o formulário disponível no site: www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:
“Histórias, Lendas e Naufrágios da Ilhabela” em Praia Grande
Período: de 19/12/2013 a 28/2/2014
Local: Palácio das Artes – Galeria Nilton Zanotti (Av. Costa e Silva, nº 1600 – Boqueirão – Praia Grande)
Horário: de terça a sábado das 14h às 18h
Informações: (13) 3496-5713
Entrada: gratuita

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 2627-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais