Ir para o conteúdo

Município de Buritama sedia a exposição ‘Marcos da Televisão Brasileira’

Publicado dia 12/05/2014 por Acam Portinari

Realizada por meio da parceria entre SISEM-SP, ACAM Portinari e prefeitura, a abertura da mostra é dia 13/5 e a entrada é gratuita

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) e a Prefeitura de Buritama, realiza, a partir de 13 de maio (terça-feira), no Centro Cultural Graciliano Ramos, a exposição “Marcos da Televisão Brasileira”.

A itinerância foi idealizada e organizada pela Pró-TV (Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira). Na abertura, às 9h, a presidente da instituição, a atriz Vida Alves, fará uma apresentação em que abordará a história e a importância da televisão para a formação cultural do país.

Na mostra, o público recordará os artistas, fatos e programas que marcaram a televisão brasileira e a memória dos telespectadores. Com apresentação de momentos que influenciaram, culturalmente e historicamente, na formação da sociedade, como a chegada do homem à Lua, o primeiro beijo na TV, a primeira novela colorida e o início do Jornal Nacional.

Com entrada gratuita, a visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h; sábados de maio, das 9h às 12h. O Centro Cultural Graciliano Ramos está localizado à Praça Dom Lafaiete Líbano, n° 16, no Centro. Outras informações pelo telefone (18) 3691-1740/ (11) 3339-8208 ou no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valori zar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Pró-TV

A Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV), foi criada em 1995 com o nome de Associação dos Pioneiros da TV (Apite). Tem como meta preservar a memória da TV e promover encontros sobre o tema, entre shows, exposições e premiações – o Prêmio Pró-TV é uma das realizações da entidade.

Serviço:
“Marcos da Televisão Brasileira” em Buritama
Abertura: 13/5/2014; às 9h
Período: de 13/5 a 20/6/2014
Local: Centro Cultural Graciliano Ramos (Praça Dom Lafaiete Líbano, n° 16, Centro – Buritama/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h; sábados de maio, das 9h às 12h
Informações: (18) 3691-1740
Entrada: gratuita

 

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais