• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Município de Pompéia sedia oficina gratuita sobre sistemas educativos em museus

Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura nos dias 2 e 3 agosto, a ação será destinada para profissionais de museus e interessados

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus, em parceria com a ACAM Portinari e a prefeitura, realiza no município de  Pompéia uma oficina sobre sistemas educativos em museus. A ação ocorrerá nos dias 2 e 3 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 17h, na Divisão de Educação e Cultura. A adesão é gratuita.

Coordenada pelo professor Laerte Machado, a oficina abordará os conceitos de ações educativas em exposições de longa duração, temporárias e itinerantes, além de ampliar a discussão em torno da mediação para diferentes públicos e estratégias para diversificar o perfil de visitantes. Durante a atividade, os participantes terão conhecimento do processo de desenvolvimento de materiais educativos, importantes na relação museu e escola.

Serão disponibilizadas 30 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mailmuseupompeia@pompeia.sp.gov.br ou por meio dos telefones (14) 3452-6166/3452-2818. A Divisão de Educação e Cultura de Pompéia está localizada na rua Moysés Ferreira Martins, n° 18, no bairro Flândria.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.cultura.sp.gov.br

ACAM Portinari
Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu de Esculturas Felícia Leirner (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:
Oficina “Sistemas Educativos em Museus”
Data: 2 e 3/8/2012
Local: Divisão de Educação e Cultura de Pompéia (rua Moysés Ferreira Martins, n° 18, Flândria – Pompéia/SP)
Horário: das 9h às 17h
Inscrições: pelo e-mail: museupompeia@pompeia.sp.gov.br  ou (14) 3452-6166/3452-2818
Vagas: 30

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*