Ir para o conteúdo

Museologia, museografia e expografia são temas de palestra em Fernandópolis (SP)

Publicado dia 25/11/2015 por Acam Portinari

Atividade ‘Projetos Expográficos’ acontece em 2/12 (quarta-feira), das 9h às 17h, no Museu Histórico Municipal; inscrições até 30/11, no site www.sisemsp.org.br

Em 2 de dezembro (quarta-feira), o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Casa Guilherme de Almeida, a Poiesis e a Prefeitura, promove, no Museu Histórico Municipal de Fernandópolis, a palestra “Projetos Expográficos”.

Voltada aos estudantes, profissionais das áreas de artes e museologia e interessados, a atividade será realizada das 9h às 17h, e contará com participação gratuita. A ação, coordenada pelo museólogo Ivanei da Silva, abordará questões sobre museus, museologia, museografia e expografia, além de apresentar algumas experiências práticas do equipamento cultural paulistano.

O palestrante Ivanei da Silva é museólogo e mestre em Memória Social e Documentos pela UniRio (Universidade do Rio de Janeiro) . Já atuou em diversos projetos de produção, conservação e montagem de exposições e, atualmente, trabalha no Museu Casa Guilherme de Almeida e na Casa das Rosas, na capital de São Paulo.

Para participar, basta inscrever-se por meio do site www.sisemsp.org.br, até 30 de novembro. O Museu de Fernandópolis está localizado na Avenida Carlos Baroz, nº 515, no bairro Brasilândia, ao lado da Secretaria Municipal de Cultura. Outras informações podem ser obtidas no telefone (17) 3442-3797.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Casa Guilherme de Almeida

A Casa Guilherme de Almeida, museu da Secretaria de Estado da Cultura inaugurado em 1979, abriga um acervo de obras de arte e objetos que pertenceram ao poeta, tradutor e jornalista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. O museu está instalado na residência onde ele viveu de 1946 até o ano de sua morte. A Casa Guilherme de Almeida oferece ao público intensa programação cultural – organizada por seu Centro de Estudos de Tradução Literária, criado no museu em 2009 –, que inclui cursos, oficinas, palestras, mesas-redondas e recitais. Após um período fechado para reestruturação e reformas, o museu reabriu à visitação pública, em dezembro de 2010. As visitas, sempre orientadas, são realizadas de terça a domingo, das 10h às 18h.

Poiesis

Constituída em 1995, a Poiesis Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura é uma organização não governamental que, em 2008, recebeu a qualificação de Organização Social (OS) por parte do Governo do Estado de São Paulo. A instituição é uma das OSs parceiras da Secretaria de Estado da Cultura no processo de execução dos seus objetivos, por meio da política cultural por ela formulada. Por intermédio de um Contrato de Gestão, a Poiesis cuida da gestão de 21 Oficinas Culturais do Estado, duas Fábricas de Cultura e de dois espaços culturais: Casa das Rosas Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, e Casa Guilherme de Almeida. Para saber mais acesse: www.poiesis.org.br

Serviço:

Palestra “Projetos Expográficos” por Ivanei Silva
Data: 2/12/2015 (quarta-feira)
Horário: das 9h às 17h
Local: Museu Histórico Municipal de Fernandópolis (Avenida Carlos Baroz, nº 515, no bairro Brasilândia, ao lado da Secretaria de Cultura)
Inscrições: até 30/11; www.sisemsp.org.br
Adesão: gratuita

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub
gisele@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais