Ir para o conteúdo

Museu Afro Brasil mostra retratos de personalidades negras em Bauru

Publicado dia 15/12/2014 por Acam Portinari

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) levam a exposição itinerante “Foco Negro” à Galeria Municipal Angelina W. Messenberg, em Bauru. Com abertura em 18 de dezembro (quinta-feira), às 19h30, a mostra revela a história afro-brasileira através de retratos de personalidades negras, desde o século XIX até os dias atuais. O encerramento está previsto para o dia 30 de janeiro. A entrada é gratuita.

A exposição reúne 50 retratos produzidos por ícones da fotografia como Pierre Verger, Madalena Schwartz e Luiz Paulo Lima. Entre os artistas e intelectuais negros estão: o escritor Machado de Assis, os pintores Arthur e João Timótheo da Costa e Emmanuel Zamor, o psiquiatra Juliano Moreira, o engenheiro Teodoro Sampaio, a cantora Elza Soares, o sambista Paulinho da Viola, o geógrafo Milton Santos, as atrizes Zezé Mota e Ruth de Souza, o Rei do Futebol Pelé, entre outros. Há ainda instantes capturados pela lente de Adenor Gondim das integrantes da Irmandade da Boa Morte, de Cachoeira (BA), além de imagens de sambistas das escolas paulistas, realizadas por Wagner Celestino.

“Desde sua fundação, há dez anos, o Museu Afro Brasil tem a proposta de mostrar quem negro foi e quem negro é”, afirma Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil. “Uma de nossas missões é resgatar a história e a memória daqueles que foram esquecidos ou são pouco lembrados, pela história oficial. Esses retratos podem ser considerados flagrantes históricos de homens e mulheres protagonistas da cultura afro-brasileira”.

A exposição integra o projeto de itinerâncias do SISEM-SP, que promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negro-africana, assim como de difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais. Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, possui um acervo de mais de 5 mil obras – grande parte doada pelo artista plástico, curador e atual diretor curador do museu, Emanoel Araújo. Com um sistema de visitação gratuito para todas as exposições e atividades, o museu ainda conta com um Núcleo de Educação para receber visitas pré-agendadas e manter o programa “Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade”, que atende exclusivamente pessoas com necessidades especiais. Para saber mais acesse: www.museuafrobrasil.org.br

Serviço:

Exposição “Foco Negro”
Período:
de 18/12/2014 a 30/1/2015
Local:
Galeria Municipal Angelina W. Messenberg/Centro Cultural de Bauru(Avenida Nações Unidas, n° 8-9, piso superior do Teatro Municipal, Centro – Bauru/SP)
Horário:
terças as sextas-feiras, das 10h às 17h
Informações:
(14) 3235-1088/1072

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais