Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Museu Casa de Portinari promove Férias no Museu, sábado (17)

Publicado dia 15/07/2021 por Acam Portinari

Agenda conta também com Oficinas Andantes (17) e audiodescrição da obra Futebol (19); on-line e gratuita

Mais uma semana de atividades on-line pelo site e redes sociais do Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. A programação conta com poemas, oficina cultural, intervenções e curiosidades do acervo.

Poesias encantam e fazem a imaginação fruir! Na próxima sexta-feira (16), as mídias sociais da instituição exibirão trechos de poemas de Candido Portinari, escritos entre 1958 e 1962. A narração de “Aparições” será de Cristina Campioni, às 10h.

O fim de semana começa com muita diversão para as crianças. No sábado (17), o Férias no Museu – Edição Virtual – apresenta a “Oficina de Bola” com papel cartão, fácil de fazer e com materiais acessíveis. O tema futebol sempre esteve presente na obra de Portinari. Às 10h.

Além disso, o sábado contará, inclusive, com as Oficinas Andantes que, devido à pandemia, migraram para o ambiente virtual nas mídias sociais. Através dos stories do Instagram do Museu Casa de Portinari, às 17h, será possível acompanhar a atividade. A ação faz parte do Projeto Árvores, proposto pelo artista plástico Jonathas Levy Miguel, que propõe intervenções artísticas de arte urbana em diversos bairros de Brodowski. 

Já o domingo (18) apresentará o Acervo em Segundos, com curiosidades sobre o museu e toda sua coleção. Essa edição mostrará a obra “Sagrado Coração de Jesus”, às 10h. 

A instituição preza sempre pela inclusão e acessibilidade de todos os públicos, tanto de forma presencial quanto virtual e disponibiliza visitas monitoradas, acessos adaptados, textos informativos em tinta e em braile, maquete e réplicas de obras táteis, descrição para cegos em materiais utilizados para comunicação digital e site com aplicação de contraste. Na segunda-feira (19), às 10h, terá a audiodescrição da obra Futebol, produzida por Portinari em 1935, em homenagem ao Dia Nacional do Futebol! 

Vale lembrar que o museu está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A medida acontece pela inserção do Estado de São Paulo à fase de transição do Plano SP, que possibilita o retorno seguro e gradativo das atividades presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes. 

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas mídias sociais e site (@museucasadeportinari e www.museucasadeportinari.org.br). 


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
(16) 3237-7367
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 97405-8715
vanessa@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais