Ir para o conteúdo

Museu Casa de Portinari realiza a 46ª Semana de Portinari

Publicado dia 12/08/2021 por Acam Portinari

De 14 a 22 de agosto, programação terá oficinas, álbuns fotográficos, livros, jogos, concursos, música e o lançamento da Exposição a Céu Aberto Giardino Portinari; tudo gratuito

Tradicional e sempre muita aguardada, a Semana de Portinari é um marco em Brodowski. O evento celebra os artistas, a cultura e o aniversário da cidade. De 14 a 22 de agosto, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza a 46ª Semana de Portinari e comemora os 108 anos de Brodowski, em parceria com a Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Brodowski. A programação está repleta de oficinas, álbuns fotográficos, livros, jogos, concursos, música e o lançamento da Exposição a Céu Aberto Giardino Portinari. 

No próximo sábado (14), às 9h30, acontece, oficialmente, a abertura da 46ª Semana de Portinari e o lançamento da Exposição a Céu Aberto Giardino Portinari – homenagens do Museu para duas datas importantes: os 100 anos da Semana de Arte Moderna e os 60 anos da morte de Candido Portinari, ambos em 2022. 

A mostra Giardino Portinari apresenta cerca de 20 réplicas de obras de Portinari, em um quarteirão temático, arborizado, aberto ao público e dividido em núcleos, como: Núcleos Históricos: Imigração Italiana e Memória Ferroviária; Núcleos Portinari: Celebração à terra natal, Paisagens de Brodowski, Cenas e temas de Brodowski e Cenas de infância; Núcleo Arte e Meio Ambiente: Sustentabilidade. A exposição contará, inclusive, com recursos de acessibilidade e projeto luminotécnico que permitirá a visitação no período noturno. Um lugar de arte, conhecimento e diversão, localizado no final da Avenida Dr. Rebouças (em frente à rotatória que dá acesso aos bairros Bom Jardim e Quebec). 

Além disso, a programação destaca a Galeria a Céu Aberto, que propõe intervenções artísticas de arte urbana em diversos bairros de Brodowski, realizadas por artistas plásticos da cidade e da região. A expressão artística pode ser localizada em inúmeros pontos, como: Pista de Skate do Ginásio de Esportes; Canindé de Futebol “Antônio Carlos Mendonça” – Campo do Pernambuco e muro particular em frente ao Giardino Portinari. 

Atividades virtuais

Nas mídias sociais a Programação Cultural apresenta novos conteúdos a partir das 12h, como a Exposição Coletiva de Artes Plásticas – Edição Virtual – um espaço para artistas, em seus múltiplos olhares e propostas estéticas plurais.

Já no dia 17 o Museu celebra o Dia do Patrimônio Histórico com uma Live em homenagem aos 80 anos da Capela da Nonna, às 19h, pelo Instagram (@museucadeportinari). Durante a transmissão, a instituição apresentará o resultado da pesquisa realizada pelo Prof. Dr. Percival Tirapeli, sobre a Capela da Nonna, pintada especialmente para a avó do artista, em 1941 e lançamento  do E-book “Capela da Nonna”, disponível para leitura no site da instituição.

“A Semana de Portinari é uma festa de expressão plástica. Do olhar, da emoção, do prazer, dos sentidos da arte, que potencializa o ser humano na sua mais pura e infinita essência”, diz Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari.

Ela ainda completa que “na figura de Candido Portinari, um dos principais capítulos da arte brasileira que constitui em não só um patrimônio artístico e cultural, bem como histórico, social e politico do Brasil, em nome de quem se realiza o evento, presta-se uma homenagem ao talento, ao fazer artístico, à criação e à fruição artística, exercitando-se talentos e descobrindo-se vocações.”

Agenda lotada – As atrações não param por aí. Tem lançamento de oficinas no Ateliê Portinari, no domingo (15), às 10h; exibição do curta “Além da Imagem”, produzido por Leandro Lé, em uma coletânea de imagens e sons característicos de Brodowski, no Cine Clube Candido Portinari, na segunda-feira (16), das 8h às 17h e homenagens ao aniversário de 108 anos da cidade com o Show Virtual da Banda Marcial “Prof. Alfeu Luiz Gasparini”, dia 22, domingo, às 18h, pelo Youtube.

Confira a programação completa da 46ª Semana de Portinari no site e redes sociais da instituição (@museucasadeportinari e www.museucasadeportinari.org.br). 

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais