Ir para o conteúdo

Museu da Casa Brasileira e o SISEM-SP levam a São José dos Campos exposição sobre bens tombados no Litoral Paulista e no Vale do Paraíba

Publicado dia 06/11/2013 por Acam Portinari

A partir de 15 de novembro, a cidade de São José dos Campos receberá um recorte da exposição “Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba”, acerca do patrimônio histórico das cidades da região, tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. A itinerância, realizada no Parque Vicentina Aranha, acontece em parceria entre o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), por meio da qual o MCB leva a cidades paulistas conteúdos importantes já mostrados anteriormente em seu espaço expositivo.

“Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba” reúne fotografias de Iatã Cannabrava e textos da cientista social Margarida Cintra Gordinho presentes no livro homônimo que deu origem à mostra. A seleção de imagens que o visitante irá encontrar no Parque Vicentina Aranha contextualiza a situação de bens tombados em cidades do Vale do Paraíba e da faixa litorânea do estado de São Paulo pelo Condephaat, órgão da Secretaria da Cultura para a proteção ao patrimônio do Governo do Estado de São Paulo, salientando a importância de sua preservação.

A mostra, que terá cerimônia de abertura em 18 de novembro, segunda-feira às 19h30, traz antigas vilas que foram amplamente exploradas pelos portugueses nos séculos 16 e 17 e cidades como Santos, Iguape, Cananéia, Jacareí, entre outras, que guardam até hoje memória da cultura material de seu passado, assim como marcos de arquitetura contemporânea.

“No litoral norte, Ilhabela e Ubatuba preservam edificações que testemunham a riqueza que a cana-de-açúcar e a navegação de cabotagem geraram para a região e São Sebastião, por suas atividades portuárias contemporâneas, tornou-se um município estratégico e que guarda um Centro Histórico significativo. Em Santos, o Centro Histórico e a área portuária são testemunhos da pujança do café, que séculos mais tarde transformaria a cidade numa das mais prósperas do país, com seu porto e seus negócios de exportação”, conta Cintra, autora do livro de mesmo nome que deu origem à exposição.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

O Parque Vicentina Aranha é um patrimônio da cidade de São José dos Campos, tombado pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephat. Ocupa uma área de 84.500 m², sendo 86% de área verde e pistas de caminhada e 12 mil m² de edificações. Em 2008, a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – AJFAC assumiu a gestão do Parque e, desde então, trabalha a conservação, manutenção e o restauro dos prédios e jardins do complexo.

Sobre a Coleção Patrimônio Paulista

O livro “Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba”, escrito pela cientista social Margarida Cintra Gordinho, é o 2º volume da Coleção Patrimônio Paulista, fruto da iniciativa do Governo do Estado e do Condephaat, em parceria com o Museu da Casa Brasileira. Iniciada em 2010, com a exposição e lançamento da publicação “Patrimônio da Metrópole Paulistana” no MCB, a Coleção divulga o patrimônio cultural do Estado de São Paulo e incentiva o debate envolvendo as questões inerentes à formação de uma consciência relativa à preservação de sua cultura material e à consolidação de políticas públicas relativas ao tema. Para dezembro de 2013, está prevista a publicação de mais dois títulos da Coleção Patrimônio Paulista: “As escolas republicanas” e “A caminho do Oeste Paulista”.

Sobre o Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design MCB, realizado desde 1986, e que em 2013 chega a sua 27ª edição.

SERVIÇO
Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba
Visitação:
15 de novembro a 15 de dezembro, das 5h às 22h
Abertura: 18 de novembro, segunda-feira às 19h30}
Local: Parque Vicentina Aranha
Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila Adyana – São José dos Campos
(12) 3911 – 7090 – www.pqvicentinaaranha.org.br
Realização:
MCB, SISEM e Condephaat
Apoio: Prefeitura de São José dos Campos, Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura, Parque Vicentina Aranha e Editora Terceiro Nome

Museu da Casa Brasileira
Horário de funcionamento:
de terça a domingo das 10h às 18h
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano (11 3032-3727)

Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais