Ir para o conteúdo

Museu de Brodowski sedia concurso de cartazes sobre a paz

Publicado dia 11/12/2013 por Acam Portinari

O júri foi composto por artistas plásticos indicados pelo Museu Casa de Portinari; a vencedora da etapa nacional é Karine Wajnsztok

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), foi palco para a etapa nacional do Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz, realizado pelo Lions Clube Internacional, na última terça-feira (10/12). Nesta fase, concorreram oito trabalhos, de crianças de todo o Brasil. O tema da edição 2013/2014 é “Nosso Mundo, Nosso Futuro”. Os cartazes foram avaliados por artistas plásticos convidados pelo museu.

A grande campeã da etapa foi Karine Wajnsztok, de 11 anos, de Belo Horizonte (MG). Na avaliação foram considerados itens como originalidade, mérito artístico e expressão das gravuras. A comissão julgadora contou com a participação de Antonio Ailton Rufato, Ana Cristina Meneghelo, Rita Luciano, Ézio Marcola e Manuel Pombinho.

De acordo com a gerência do Museu Casa de Portinari, a instituição é sede do julgamento há cinco anos. “A afinidade do museu com questões relacionadas às artes plásticas e ao estimulo às habilidades artísticas faz com que sejamos parceiros de grandes ações como essa. É uma honra e uma responsabilidade reunir os artistas locais para selecionar o vencedor, que irá para a próxima etapa da competição internacional”, explica a gerente do museu, Cristiane Maria Patrici.

Voltado para adolescentes entre 11 e 13 anos, o concurso tem o objetivo de estimular jovens de diferentes nações a expressar artisticamente sua visão sobre a paz, utilizando diversas técnicas e materiais de pintura, como carvão, giz de cera, lápis e tinta. No mundo, milhões de estudantes, de aproximadamente 100 países, já participaram do concurso.

O Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz acontece, anualmente, desde 1988 e já premiou jovens do Brasil, Guadalupe, Hong Kong, Indonésia, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Martinica, Peru, Filipinas, África do Sul, Tailândia, Turquia e Estados Unidos. Ao vencedor geral é concedida uma recompensa em dinheiro e uma viagem aos Estados Unidos para acompanhar a solenidade de premiação.

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 2627-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais