Ir para o conteúdo

“Museu do Café vai a Campos do Jordão” com atividades gratuitas para o público

Publicado dia 03/07/2015 por Acam Portinari

Parceria cultural com o Museu Felícia Leirner leva ações educativas para crianças e degustações e harmonizações para adultos

O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, prepara uma ação especial para este inverno. Em parceria com o Museu Felícia Leirner, de Campos do Jordão, três atividades com a temática do café serão itineradas para o interior durante os dias 04 e 05 de julho. Tanto as crianças quanto os adultos poderão participar da programação, que será composta pela “Violinha de Café”, atividade voltada ao público infantil, pelo projeto “Dica do Barista”, que ensina aos amantes de café como se fazer um bom café em casa, e também uma harmonização de cafés e doces. Todas as atividades são gratuitas e serão repetidas nos dois dias, não sendo necessário efetuar inscrições.

 

Em “Museu do Café vai a Campos do Jordão”, as instituições dão a oportunidade ao público de conhecer ainda mais a cultura e história do café por meio de atividades lúdicas, educativas e de fácil acesso. A parceria também apresenta alguns dos principais projetos realizados pela instituição de Santos para aqueles que se interessam pelo tema, mas nunca visitaram o museu.

 

A programação é composta por três atividades, que se repetirão ao longo do final de semana: a “Violinha de Café”, projeto educativo voltado a crianças de 3 a 7 anos de idade, trabalhando músicas e coreografias simultaneamente com o objetivo de estimular o conhecimento sobre a história e a morfologia do grão de maneira bastante lúdica. Esta ação acontece às 10h30 e às 15h30.

 

Já para os adultos que apreciam um bom café e querem aproveitar a oportunidade para se esquentar do frio de Campos do Jordão, o museu leva, às 11h30 e 16h30, o “Dica do Barista”, projeto em que os baristas do Centro de Preparação de Café (CPC) dão dicas de como se preparar um bom café em casa, além de apresentarem diferentes métodos de extração da bebida, oferecendo degustações de café gourmet.

 

No intervalo das atividades, o Museu do Café promove uma harmonização de cafés e chocolates. Na ocasião, os cafés Alta Mogiana e Chapadão de Ferro serão apresentados ao público, com os baristas da instituição detalhando suas características e os métodos de preparo que serão utilizados na atividade. Na sequência, as bebidas serão harmonizadas com chocolates ao leite e meio amargo, respectivamente, para realçar a incidência dos gostos característicos tanto do café quando do doce. Esta ação acontece às 13h30 em ambos os dias e é perfeita para quem gosta de experiências ricas em sabor.

 

Museu Felícia Leirner – O Museu Felícia Leirner é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e está instalado, desde 1978, na cidade de Campos do Jordão, tendo sido oficializado em 2001. O local reúne esculturas da artista que, nascida na Polônia, viveu entre 1904 e 1996 e esteve radicada no Brasil desde 1927.

 

Um conjunto de 85 obras de Felícia em bronze, cimento branco e granito, está distribuído ao ar livre, sobre gramado e à beira de alamedas, no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno compreendendo uma área de mata com 35 mil m² de extensão.

 

Essa coletânea revela a paixão da artista pela natureza e pelo local, que foi considerado um dos mais importantes do gênero no mundo pela Revista Sculpture, do International Sculpture Center, de Washington D.C. (EUA), em 1987.

 

O Museu Felícia Leirner está localizado na avenida Dr. Luís Arrobas Martins, 1880, em Campos do Jordão. O equipamento cultural funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita. Já o Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

 

Serviço

Programação “Museu do Café vai a Campos do Jordão”

 

Violinha de café

Datas: 04 e 05/07

Local: Museu Felícia Leirner

Horários: 10h30 e 15h30

Endereço: Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1880 – Campos do Jordão – SP

Faixa etária: Crianças de 3 a 7 anos

Preço: Grátis

 

Dica do Barista

Datas: 04 e 05/07

Local: Museu Felícia Leirner

Horários: 11h30 e 16h30

Endereço: Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1880 – Campos do Jordão – SP

Faixa etária: Livre

Preço: Grátis

 

Harmonização de cafés e chocolates

Datas: 04 e 05/07

Local: Museu Felícia Leirner

Horário: 13h30

Endereço: Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1880 – Campos do Jordão – SP

Faixa etária: Livre

Preço: Grátis

 

 

Informações Imprensa

Museu do Café

Assessoria de Comunicação Institucional

(13) 3213-1751 / (13) 98153-1666

Caroline Nóbrega / Karina Frey / Vinícius Morales

comunicacao@museudocafe.org.br / museudocafe@museudocafe.org.br / vinicius@museudocafe.org.br

 

Secretaria de Estado da Cultura

Assessoria de imprensa

Jamille Menezes / jferreira@sp.gov.br / (11) 3339-8243

Gisele Turteltaub / gisele@sp.gov.br / (11) 3339-8162

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais