Ir para o conteúdo

MUSEU DO FUTEBOL DISPONIBILIZA VÍDEOS DO CICLO DE WEBINÁRIOS SOBRE GESTÃO DE MUSEUS EM TEMPOS DE CRISE

Publicado dia 03/07/2020 por Acam Portinari

Foram realizados três eventos on-line sobre comunicação, ação educativa e gestão de riscos, tendo como públicos-alvo profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área

A série de webinários Gestão de Museus em Tempos de Crises, parceria do Museu do Futebol com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil), está disponível no canal do YouTube e no site www.educar.museudofutebol.org.br.

O ciclo é voltado a profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área sobre os desafios na gestão das instituições museológicas durante a crise causada pela pandemia de coronavírus e abordou temas como comunicação, ação educativa e gestão de riscos, considerados estratégicos para os museus no contexto atual.

O primeiro módulo, sobre Gestão de Comunicação Digital visa a fortalecer a comunicação entre museus e suas comunidades apresentando boas práticas de museus paulistas que estão mantendo viva sua conexão com o público mesmo com os museus fechados, por meio do ambiente virtual. Também são introduzidas ferramentas digitais acessíveis e que podem ser incorporadas definitivamente em suas rotinas. O módulo é apresentado por Renata Beltrão, assessora de Comunicação e Marketing do Museu do Futebol, com a participação de Cláudia Ribeiro, diretora do Museu Major Novaes (Cruzeiro/SP) e de Flávia Meira, coordenadora de Comunicação Institucional da Rede de Museus da Energia.

O segundo módulo aborda Ações Educativas durante o Isolamento, com apresentação da coordenadora do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, Ialê Cardoso, que compartilha as experiências da instituição com mediações educativas no período de quarentena. A intenção é fomentar uma reflexão coletiva sobre quais papéis os programas educativos de museus podem assumir neste período de isolamento e como reinventar suas ações para o momento de crise. O módulo tem a participação de Raquel Fayad, diretora-geral da Fundação Marcos Amaro e FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro (Itu).

Gestão de risco em meio à pandemia é o tema do terceiro módulo, apresentado pela diretora do ICOM Brasil e assessora de diretoria do IDBrasil, Marília Bonas, com participação de Alessandra Labate Rosso, membro do Conselho de Administração do ICOM Brasil e coordenadora do Núcleo de Coleções da EXPOMUS, empresa com 40 anos de experiência na área de museus no país. Nesse módulo, são apresentadas e discutidas as recomendações oficiais do ICOM Brasil em relação à pandemia da COVID-19, com foco em gestão de risco. São abordados tópicos referentes a conservação de acervo, manutenção predial e medidas de segurança que devem ser tomadas durante o fechamento da instituição.

Fonte: SISEM-SP / Museu do Futebol

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais