Ir para o conteúdo

Museu e Auditório realizam ‘Série Claudio Santoro’ nos dias 20 e 21 de novembro

Publicado dia 12/11/2015 por Acam Portinari

Programação gratuita reúne concerto, oficinas e exibição de documentário em Campos do Jordão

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari, apresentam a terceira edição da “Série Claudio Santoro” trazendo a Campos do Jordão concerto, oficinas e exibição de documentário sobre o compositor, maestro e multi-instrumentista que dá nome ao Auditório e à programação. As ações acontecem nos dias 20 e 21 de novembro, e têm a participação do filho de Santoro, Alessandro.

Na sexta-feira (20/11), às 20h, será exibido o concerto “Canções de Amor de Santoro e Vinicius de Moraes”. As músicas foram compostas em parceria com o poeta carioca, e serão executadas ao piano pelo filho do compositor, Alessandro Santoro, cantadas por Gisele Ganade, e intercaladas por cenas com poesias interpretadas pelo ator André Cruz. Ao final do concerto, será apresentada uma canção composta por Santoro com poesia de sua esposa Gisèle Santoro, que integra sua ópera “Alma”.

Em 21 de novembro (sábado) vão ser realizadas oficinas voltada a jovens e crianças da região durante todo o dia, ministradas por Alessandro Santoro e Gisele Ganade. Na “Oficina Percepção Corporal para Cantores e Instrumentistas”, às 9h, será trabalhado o conhecimento corporal por meio de exercícios práticos centrados na respiração. Às 14h, “Oficina Quem Canta os Males Espanta” é direcionada a instrumentistas, cantores professores e leigos, interessados em saber mais sobre a música vocal. Serão ensinados exercícios que enfatizam a prática musical através do canto coral. As vagas são limitadas e é necessária a inscrição antecipada pelo (12) 3662-6000.

Para fechar a programação, às 20h, será apresentado o documentário “Santoro – O Homem e sua Música”, do diretor John Howard Szerman, que estreou no 48º Festival de Brasília de Cinema, sendo premiado com o troféu Câmara Legislativa como melhor longa, melhor direção, melhor trilha sonora (Alessandro Santoro), além do prêmio exibição TV Brasil.

O filme fala sobre a vida e obra do músico, compositor e maestro Claudio Santoro (1919/1989). Autor de mais de 600 obras em 50 anos de carreira como compositor de música erudita e eletrônica, ele é considerado um dos mais importantes músicos eruditos do Brasil, ao lado de Carlos Gomes e Villa-Lobos.

De acordo com a gerente das instituições, Marina Falsetti, o objetivo da Série é divulgar a extensa e valorosa obra de Claudio Santoro ao público em geral, destacando seu mérito no cenário da música erudita. “Como parte de nossa missão, divulgar e tornar conhecido o extenso trabalho de Santoro nos traz imensa alegria. Nesta edição da Série, uma combinação extraordinária com a belíssima obra de Vinicius de Moraes deverá surpreender ainda mais o público. Não podemos deixar de mencionar a oportunidade especial de assistirmos ao recém-lançado e já premiado documentário que apresenta a vida e a obra do maestro”.

Serviço:

“Série Claudio Santoro”
Concerto “Canções de Amor de Claudio Santoro e Vinicius de Moraes”
Data:
20/11/2015 (sexta-feira)
Horário: às 20h
Entrada: gratuita (os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo)

“Oficina Percepção Corporal para Cantores e Instrumentistas”
Data:
21/11/2015 (sábado)
Horário: às 9h
Público Alvo: jovens a partir de 14 anos e adultos iniciados na arte da música (canto e instrumentos)

“Oficina Quem Canta os Males Espanta”
Data:
21/11/2015
Horário: às 14h
Vagas: 40 participantes mediante inscrição antecipada
Público Alvo: interessados a partir de 14 anos

Apresentação do Documentário “Santoro – O Homem e sua Música”, do diretor John Howard Szerman
Data:
21/11/2015
Horário: às 20h
Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 – Campos do Jordão/SP)
Informações: (12) 3662-6000
Entrada: gratuita

Obs.: o participante pode optar por contribuir com a doação de livros, que serão utilizados no projeto “A Cada Livro Perdido, um Leitor Encontrado” (os livros devem estar em boas condições de uso. Não serão aceitos livros didáticos e paradidáticos ou material considerado agressivo e impróprio para circulação em locais públicos)
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub
gisele@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais