Ir para o conteúdo

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro convidam público para refletir sobre o Dia Nacional da Consciência Negra

Publicado dia 17/11/2020 por Acam Portinari

Comemorado em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra relembra a luta dos negros contra a opressão no Brasil e reitera os direitos igualitários entre negros e brancos. Com o intuito de dar voz à raça e promover uma reflexão sobre a significância da data, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, promovem ações temáticas.

Entre 16 e 22 de novembro, por exemplo, o público conhecerá a trajetória de personalidades negras brasileiras que atuaram em diversos âmbitos sociais e culturais. Machado de Assis, Pixanguinha, Grande Otelo e Carolina Maria de Jesus são alguns nomes que serão abordados para explicitar a representatividade e a voz negra na sociedade.

Na quinta-feira (19), Museu e Auditório compartilham a música “Arrasa Senzala”, da série “Canto pra ficar Odara”, da banda de música afro-brasileira Odara Negrada. No vídeo, os integrantes mostram o respeito ao significado da senzala e de toda sua resistência.

Para promover uma reflexão profunda, Christian Fernando Moura, professor e doutorando em Arte, ministra um bate-papo sobre a importância dos povos e da cultura africana na construção da identidade brasileira. O diálogo também tem o objetivo de refletir sobre como o racismo estrutural priva as pessoas negras de direitos iguais aos dos brancos e ajuda na manutenção de mecanismos de injustiça e desigualdade no país, contribuindo com o debate para gerar esclarecimentos, desfazer interpretações errôneas e diluir preconceitos por meio do acesso a informações reais e da busca por reparações históricas. Será na sexta-feira (20).

Todas essas atividades estarão disponíveis pelas redes sociais (Facebook e Instagram – @museufelicialeirner) e, também, na página especial da programação do #CulturaEmCasa: www.museufelicialeirner.org.br/culturaemcasa.

Atendimento à imprensa:

Assessoria de imprensa – ACAM Portinari
Núcleo da Notícia- (16) 3237-7367
www.nucleodanoticia.com.br

André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br


Ingrid Ribeiro – (16) 9.9233-1823
ingrid@nucleodanoticia.com.br

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Cintia Ruiz – (11) 9.8080-9800
Davi Franzon – (11) 9.3411-6428
Simone Blanes – (11) 9.4003-1711
Viviane Ferreira – (11) 9.5814-9598

imprensaculturasp@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais