Ir para o conteúdo

Museu Índia Vanuíre apresenta nova exposição virtual sobre dança Krenak

Publicado dia 20/03/2018 por Acam Portinari

Site da instituição reúne materiais produzidos com a participação dos indígenas da T.I. Vanuíre, em Arco-Íris

Já está disponível na página do Museu Índia Vanuíre www.museuindiavanuire.org.br – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – a nova exposição virtual “A Dança como Representação da Cultura Krenak na Terra Indígena Vanuíre”, desenvolvida com o grupo Krenak da terra indígena Vanuíre, em Arco-Íris.

O material apresenta diferentes cantos e coreografias, que são cercados de mensagens e histórias desse povo, além de depoimentos de lideranças locais, que são os pontos centrais para a difusão da luta indígena do passado e do presente.

A instituição cultural e a comunidade indígena da região trabalham juntas na preservação da memória para o fortalecimento das tradições e saberes, contribuindo para a educação e o empoderamento das novas gerações. A dança é uma dessas ferramentas de manutenção da cultura e da continuidade da língua por meio da música.

Exposições virtuais

O internauta também pode conferir, no site da instituição, outras sete mostras. Algumas delas já tiveram versões físicas, como o “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – De Geração em Geração” e O Café e a História de Tupã”, ambas atualmente em cartaz na instituição, sendo em março os últimos dias da segunda.

O espaço online permite que usuários de outras partes do país tenham acesso a conteúdos sobre os costumes e a cultura indígena presente na terra indígena Vanuíre (Arco-Íris/SP), abordada diretamente pela comunidade local, de diferentes etnias, entre elas Kaingang, Krenak e Terena, retratando as danças, a diversidade dos povos, os casamentos, a subsistência a partir da terra, a resistência cultural, entre outros.

Outra oportunidade encontrada no espaço virtual é o tour em 360º, em que o visitante pode fazer uma imersão nos espaços e módulos da instituição, e conferir em detalhes a exposição de longa duração.

 

 

 

Atendimento à imprensa:
Pixxis – (11) 2626.0286 (16) 3941.1010
www.pixxis.com.br
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andrerezende@pixxis.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
juliana@pixxis.com.br
Felipe Teruel – (16) 9.8136.8163
felipeteruel@pixxis.com.br

Secretaria da Cultura do Estado:
Gisele Turteltaub – (11) 3339-8162 – gisele@sp.gov.br
Damaris Rota – (11) 3339-8308 – drota@sp.gov.br
Gabriela Carvalho – (11) 3339-8070 – gabrielacarvalho@sp.gov.br
Marina Teles – (11) 3339-8164 – marina.teles@fsb.com.br
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais