Ir para o conteúdo

Museu Índia Vanuíre ensina a fazer Garrafabol – brinquedo com materiais recicláveis

Publicado dia 08/07/2021 por Acam Portinari

Programação conta também com depoimentos de indígenas e exercícios físicos para fazer em casa; on-line e gratuita

A agenda desta semana do Museu Índia Vanuire, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, apresenta atividades virtuais com muita diversão e conhecimento, integrando a campanha #CulturaEmCasa. Aprenda a confeccionar colares da cultura indígena, brinquedos para a criançada e curiosidades sobre o acervo do equipamento. 

Você sabia que em  9 de julho é comemorado o Dia da Revolução Constitucionalista e do Soldado Constitucionalista? Em celebração a data, na próxima sexta-feira (9), o Museu Índia Vanuíre apresenta curiosidades sobre a época e a relação com Tupã/SP. Não perca, será pelas redes sociais, às 12h. 

Tem sugestão de leitura para o fim de semana. Todos os sábados, o equipamento indica uma obra interessante para o público que acompanha as redes sociais, voltadas às temáticas do Museu e de fácil acesso, como livrarias online e e-books gratuitos. Para este sábado (10), o tema abordará teorias museológicas de conservação. Ficou curioso? É só acompanhar as redes sociais, às 12h, e saber qual é a recomendação do dia.

O domingo (11) será com muita diversão para as crianças. Às 12h, o museu ensina o passo a passo para a confecção de um brinquedo chamado Garrafabol – produzido com materiais recicláveis. Reúna a criançada, os pais e os avós e divirta-se com a Família no Museu, projeto que desenvolve atividades lúdicas e reflexivas sobre sustentabilidade.

Além disso, na segunda-feira (12), às 15h, a instituição apresenta mais curiosidades sobre o acervo. Conheça a peça de madeira que é identificada como Curupira, igual ao famoso personagem do folclore brasileiro.

Já o Cultura e Diversão em Casa mostra, na terça-feira (13), às 15h, um Guarani-Nhandewa, da Aldeia Nimuendajú, da Terra Indígena Araribá. Ele ensinará a confeccionar um colar chamado DJATSA’A, muito usado por seu povo.

Você sabia que os indígenas Terenas utilizam o bumbo em sua dança? Na quarta-feira (14), às 15h, o Museu Índia Vanuíre exibe uma oficina sobre o instrumento musical bumbo, realizada por Matheus Pio, Terena da Aldeia Ekeruá, da Terra Indígena Araribá. Não perca! 

Mesmo em tempos de isolamento social, para conter o avanço da Covid-19, a instituição incentiva a prática de atividades físicas. Na quinta-feira (15), às 12h, o educador físico Junoir Neres ensina uma série de exercícios que podem ser feitos em casa, a fim de promover a saúde e o bem-estar das pessoas. 

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa

Assessoria de imprensa – ACAM Portinari
Núcleo da Notícia- (16) 3237-7367
www.nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 9.9233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Cintia Ruiz – (11) 9.8080-9800
Davi Franzon – (11) 9.3411-6428
Simone Blanes – (11) 9.4003-1711
Viviane Ferreira – (11) 9.5814-9598
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais