Ir para o conteúdo

Museu Índia Vanuíre inaugura exposição ‘Momentos da Itália em Tupã’ no dia 28 de março

Publicado dia 26/03/2012 por Acam Portinari

Contando a história de pessoas que buscavam um novo mundo, a mostra apresenta a realidade dos imigrantes italianos e sua contribuição para o desenvolvimento da cidade

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, em Tupã, realizará a partir de 28 de março a exposição “Momentos da Itália em Tupã”. A mostra, que faz parte da programação do Momento Itália no Brasil (MIB), conta a história de imigrantes que foram para a região de Tupã, desde sua chegada ao Brasil, a contribuição para o desenvolvimento da cidade e também a manutenção de sua cultura com o passar dos anos.
Para produzir o material que será apresentado ao público, o museu buscou em entrevista com famílias descendentes de italianos, informações pessoais e históricas. Quase todas dividem a mesma trajetória, desde o desembarque no porto de Santos (SP), a primeira estada na região central do Estado e, posteriormente, com o desenvolvimento da Alta Paulista, a mudança para Tupã.
Na abertura, haverá também a apresentação de um número musical com um dos entrevistados. A música interpretada será “As Flores de Maio”, composta pelo avô de Waldemar Mozena, durante a viagem de navio da Itália para o Brasil em 1892.
Para a gerente do Museu Índia Vanuíre, Tamimi Borsatto, a exposição vem reforçar a importância e a contribuição dos Italianos na formação do município. “O legado deixado por eles, por meio do seu trabalho na cultura do café deve, ser louvado. Sem falar da famosa culinária italiana que hoje é presente na mesa de grande parte dos brasileiros.”
A exposição poderá ser vista pelo público de terça a domingo, das 9h às 17h. A proposta da mostra é que os descendentes de Italianos, tanto os mais experientes, quanto as novas gerações, possam relembrar ou conhecer um pouco de sua origem e tradição.

Momento Itália Brasil

Com o objetivo de consolidar os sentimentos de afinidade entre os dois povos e homenagear uma das colônias de imigrantes mais expressivas do Brasil, o país celebra de outubro de 2011 a junho de 2012 “O Momento Itália Brasil”. O evento, firmado pelos governos dos dois países, visa contribuir para o aprimoramento das relações entre os dois povos nos setores econômico-comercial, tecnológico, científico, cultural e educacional.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491-2333 ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br.

SERVIÇO:

Exposição Momentos da Itália em Tupã
A partir de: 28/3/2012
Abertura: 28/3, às 20h
Local: Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (rua Coroados, nº 521 – Tupã/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais