• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Museu Índia Vanuíre lança e-book do EPQIM 2017

Edição também inaugura a participação na 18ª Semana de Museus

Entre 18 e 24 de maio, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari integra a 18ª Semana de Museus. Dentre atividades on-line e vídeos para a edição, o equipamento lança o e-book “Museus Etnográficos e Indígenas – aprofundando questões, reformulando ações”.
A obra expõe os resultados do VI Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus e VII Seminário Museus, Identidade e Patrimônio Cultural (2017), eventos realizados pelo Museu e o MAE-USP que buscam dar voz e espaços representativos para os povos indígenas da região, além de expor suas demandas e conquistas.
Uma curiosidade do e-book é que ele é composto em sua maioria por textos dos próprios indígenas. São 248 páginas digitais que abordam temas como direitos indígenas, o sagrado no museu, curadoria compartilhada e autonarrativa, gestão de coleções e museus indígenas. Ainda, apresenta uma coletânea de textos com discussões atuais desses povos, com enfoque na museologia.
A data de estreia contempla a celebração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e os interessados na temática, estudantes e pesquisadores já podem acessá-lo, gratuitamente, pelo site do Museu Índia Vanuíre: (https://www.museuindiavanuire.org.br/publicacoes). O e-book ficará disponível por tempo indeterminado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*